on 5 de fevereiro de 2015

Nota de Imprensa

JSD lança petição por voto aos 16 anos no Orçamento Participativo

A JSD Guimarães lançou uma petição online dirigida ao Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, no sentido de permitir o voto a partir dos 16 anos no Orçamento Participativo. Tiago Laranjeiro justifica o lançamento da petição com a necessidade de se alargar a discussão destas regras à sociedade. “Queremos que todos possam ter uma palavra a dizer sobre esta proposta, que pretende dar mais voz aos jovens, promovendo uma cidadania mais ativa e responsável”, afirmou o líder da JSD.
Esta proposta foi apresentada à Câmara pelo PSD Guimarães na passada semana, no âmbito da discussão sobre a revisão do regulamento do Orçamento Participativo municipal para 2015. No entender da JSD, esta é uma proposta exequível, bastando para tal adicionar à base de dados existente, baseada nos dados das Finanças, as dos alunos das Escolas Secundárias do concelho.
A petição foi anunciada publicamente no jantar de apresentação do núcleo da JSD da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar. Na sua intervenção, André Coelho Lima apoiou a iniciativa do lançamento da petição e justificou a proposta do PSD. “O que está em causa é o princípio de confiança nos jovens, de lhes darmos oportunidade para se pronunciarem sobre as causas e projetos que apoiam”, afirmou o presidente do PSD Guimarães, acrescentando tratar-se de uma proposta que visa igualmente uma “educação para a cidadania ativa”.
O alargamento do direito de voto aos jovens a partir dos 16 anos é já uma realidade na Áustria e, para alguns atos eleitorais, em estados alemães, estando em discussão em diversos outros países europeus. Para Portugal, esta ideia tem sido defendida pela JSD Nacional desde 2010. Para a JSD Guimarães, a aplicação desta proposta ao Orçamento Participativo permitiria uma experiência piloto exemplar no âmbito da promoção da cidadania e do envolvimento dos jovens no processo de decisão política. “É uma oportunidade que devemos agarrar, em nome do cultivo da democracia e da sua promoção junto dos mais jovens”, defendeu Tiago Laranjeiro.

Novo núcleo da JSD em Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

A apresentação do novo núcleo da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar da JSD decorreu na última Sexta-feira. O jantar, na freguesia de Souto Santa Maria, reuniu perto de uma centena de jovens, bem como autarcas do PSD.
O novo núcleo é liderado por André Ferreira, 18 anos, e pretende envolver mais os jovens da União de Freguesias na procura de soluções para a sua comunidade. “Os jovens estão muito desligados da questão política, e isso é uma realidade que pretendemos alterar com ações de proximidade”, afirmou André Ferreira.
Este é o quarto núcleo de freguesia que a JSD Guimarães lança no atual mandato. Para o líder concelhio, Tiago Laranjeiro, trata-se de mais um passo no sentido da concretização do projeto político da JSD. “O nosso grande objetivo que assumimos para o mandato na JSD era de relançar uma rede concelhia de núcleos, que permitam aos jovens intervir ativamente na comunidade em que vivem; é isso que estamos a construir”, afirmou.
A petição pode ser encontrada aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT75974




Composição dos órgãos do núcleo de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar

Mesa do Plenário

Presidente: Eduardo Miguel Teixeira Fernandes
1º Secretária: Marta Adelaide Gomes Castro
2º Secretária: Maria Catarina Freitas Vieira

Comissão Politica 

Presidente: André Faria Ferreira
Vice-presidente: Francisco Martins Costa
Secretário: Ana Rita de Freitas Marques
1º Vogal: David Rafael Machado Raimundo
2º Vogal: Pedro Francisco Fernandes Costa