on 23 de fevereiro de 2015


COMUNICADO

Na sequência do resultado das eleições para vogal da Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Norte, ocorridas na passada quarta-feira num encontro que juntou os Presidentes de Câmara do Norte do País, a Comissão Política do PSD-Guimarães entende tornar público o seguinte: 

1 – Felicitar o vencedor, António Jorge Nunes, ex-Presidente de Câmara de Bragança, pela indicação de que foi objeto por parte dos Presidentes de Câmara do Norte de Portugal. 

2 – Manifestar surpresa pela apresentação, pelo Município de Guimarães, do ex-autarca de Guimarães, António Magalhães, para disputar esta eleição da qual acabou por sair derrotado. 

3 – Esta é já a segunda vez que Domingos Bragança tenta apresentar António Magalhães em candidaturas para o exercício de funções em organismos gestores de fundos comunitários e é a segunda vez que o força a uma derrota. Domingos Bragança que em período eleitoral apresentou Magalhães como o seu “Ministro dos Negócios Estrangeiros” nem na política regional consegue fazer respeitar as indicações de Guimarães. 

4 – Consideramos que esta atuação coloca em causa a dimensão do autarca que liderou a nossa autarquia durante 24 anos e, em última análise, coloca em causa a dimensão da própria autarquia que não pode ir constantemente a jogo para se ver sucessivamente derrotada e para ver as suas indicações a ser sucessivamente desconsideradas pelas demais autarquias. 

5 – Guimarães, pela sua História, pelo seu peso relativo no contexto do Norte de Portugal, pela sua importância económica, pela respeitabilidade nacional que historicamente granjeia não deve expor os seus representantes – independentemente das suas proveniências partidárias – em todas e quaisquer disputas independentemente de qual venha a ser o resultado. 

6 – Na política externa a Guimarães, o Município tem de atuar com certeza e responsabilidade. Estamos perante uma postura que no passado não era habitual em Guimarães. Estamos perante uma demonstração clara daquela que é a importância política do autarca de Guimarães, Domingos Bragança, não apenas perante os demais autarcas do Norte de Portugal como até dentro do próprio Partido Socialista uma vez que nem os votos de todos os autarcas eleitos pelo PS conseguiu assegurar. 

Guimarães, 23 de Fevereiro de 2015
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA – SECÇÃO DE GUIMARÃES 
COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA