on 24 de fevereiro de 2015


Durante três dias, Santo Tirso vai ser a Capital das Camélias. Conheça o programa completo:

23 fev - 01 mar

MONTRAS DECORADAS COM CAMÉLIAS

Comércio local
O comércio local aderiu à XI Exposição de Camélias e vai decorar montras, disponibilizar serviços com essência ou sabores a camélia e possibilitar, excecionalmente, a escolha de um menu especial.

27 – 28 fev

15H00 WORKSHOP «AROMAS DE CAMÉLIAS»
Biblioteca Municipal
Na Biblioteca Municipal, os serviços educativos vão dirigir uma iniciativa orientada para o público escolar e sénior do concelho, sobre a temática
das camélias.


27 fev

11H00 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO «A PALAVRA E OS SENTIDOS»
Biblioteca Municipal
Pequena exposição de desenhos do mestre José Rodrigues e de poemas de António Oliveira sobre a camélia. Esta exposição estará patente no átrio da Biblioteca Municipal entre 27 de fevereiro e 13 de março de 2015.

15H00 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE ARRANJOS FLORAIS
Fábrica Santo Thyrso
Esta iniciativa visa envolver a comunidade local no evento que a Câmara organiza. As instituições locais foram convidadas a participar com a criação de uma arranjo de camélias, em paralelo com a exposição/concurso que terá lugar nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. Estarão presentes nesta exposição de arranjos as seguintes instituições: Lar Familiar da Tranquilidade, Universidade Sénior, Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Cruz Vermelha, Casa de Acolhimento do Sol Nascente, CAID, Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, ARVA, Associação Aves Solidária, entre outros.

15H30 CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA (CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS)
Fábrica Santo Thyrso
Esta iniciativa está a decorrer nas escolas do concelho de Santo Tirso, com alunos do 10.º ano, contanto com a participação da Escola Secundária D. Dinis, Escola Secundária de Tomaz Pelayo, EB 2/3 de S. Martinho, Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Profissional Conde de S. Bento, Escola Profissional Cidenai e Instituto Nun´Álvres. Serão atribuídos prémios aos três melhores poemas.

18H00 ENCERRAMENTO

28 fev

10H00 CAMÉLIAS DE SANTO TIRSO - VISITA COMENTADA À QUINTA DO CASAL
A Câmara Municipal irá proporcionar uma visita única, a uma das suas quintas históricas, reconhecida pelas suas magníficas camélias. Esta visita visa sensibilizar o público geral e muitos colecionadores e curiosos desta área para as camélias, enquanto produto cultural e sua associação ao património local. Esta visita faz-se por marcação prévia através do Posto de Turismo de Santo Tirso ou pelo telefone 252 830 411. A visita é limitada a um máximo de 24 pessoas para as quais será disponibilizado um miniautocarro com saída às 9h30, junto ao Posto de Turismo (Praça do Município).

15H00 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS
Fábrica Santo Thyrso

18H00 ENCERRAMENTO


01 mar

14H00 ABERTURA DA EXPOSIÇÃO E MERCADO DE CAMÉLIAS
Fábrica Santo Thyrso
Mercado modesto mas pleno de cor, aromas e sabores. São vendedores de camélias mas também ‘fazedores’ de produtos a ela associados, tais como compotas, licores e doces.

15H00 CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS
Fábrica Santo Thyrso