on 10 de março de 2015

Este ano o Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, está subordinado ao tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Este tema é contextualizado pela Organização das Nações Unidas (UN Water) da seguinte forma: 


A Humanidade necessita de Água Uma gota de água é flexível. Uma gota de água é poderosa. Uma gota de água é indispensável. A Água é a pedra angular do desenvolvimento sustentável. Os recursos hídricos e toda a gama de serviços que a eles se associam são fatores essenciais à redução da pobreza, ao desenvolvimento económico e à sustentabilidade ambiental. Desde alimentação e energia até à saúde das pessoas e do meio-ambiente, a água constitui-se como um fator decisivo ao bem-estar social, ao crescimento inclusivo, afetando o quotidiano de biliões de formas de vida. 

Como forma de nos associarmos à comemoração de um dia tão importante para a Água, a Vimágua dedicará a semana em que se comemora a o Dia Mundial da Água, a descodificar questões associadas a este precioso recurso. 
Assim, o Rio Ave servirá de cenário a um conjunto de atividades laboratoriais que irão decorrer sob a orientação de técnicos especializados na Estação de Tratamento de Água de Santa de Eufémia de Prazins. 
Pelas 10:00horas, do dia 16 de março, daremos início à semana dedicada à Água, com alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Caldas das Taipas. 
Nos dias 17 e 19 de março, pelas 10horas, será vez de novos alunos da mesma escola visitarem a Estação de Tratamento de Água. Já no dia 18 de março, pelas 10horas, teremos a vista de alunos da Escola Básica e Secundária de Infias. 
A Água está na Saúde, a Água está na Igualdade, a Água está na urbanização, a Água está na energia, a Água está na natureza, a Água está na alimentação, a Água está na indústria…a Água é a nossa Vida! 

Vimágua, 10 de março de 2015