on 11 de março de 2015

EVENTO REALIZA-SE ESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO

Feira com oferta educativa da região pretende atrair e fixar estudantes no Minho

Certame “4U Minho” vai disponibilizar informação alargada sobre as várias áreas de formação e requalificação existentes na região. Agentes de desenvolvimento estarão presentes esta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de março, no Parque de Exposições de Braga. Em 2016, evento realiza-se em Guimarães.
O Presidente do Município de Guimarães considerou que a realização da primeira Feira de Oferta Educativa e Formativa (“4U Minho”), promovida pela Universidade do Minho para dar a conhecer os programas educativos das instituições do ensino secundário, profissional e superior da região, constitui um «forte contributo» para os jovens poderem efetuar a sua formação académica no Minho e aqui fixarem a sua vida pessoal e profissional.
Domingos Bragança defendeu a importância de qualificação e atração de novos recursos, com o objetivo de «potenciar o conhecimento» e de «criar escala» para fortalecer o Minho como região universitária. «É fundamental que os jovens façam a sua formação académica neste espaço geográfico, pois vivem aqui o quotidiano, fazem a sua aprendizagem, constroem afetos e adquirem conhecimento. Pela perceção que vão tendo da realidade, fixam-se neste território e formam-se investigadores e talentos para o Mundo, aumentando igualmente a competitividade desta região», considerou.

«Afirmar a feira como uma referência nacional» é um dos primeiros objetivos da Universidade do Minho, que prevê receber 5 a 7 mil visitantes diários. «Queremos que este evento faça parte da agenda da nossa sociedade, onde os jovens saibam que podem fazer aqui as escolhas para as suas carreiras futuras. Por cá, vão passar também as suas famílias, que têm uma importância muito grande no momento de escolher a realização de um curso académico», salientou António M. Cunha, Reitor da UMinho, durante a sessão de apresentação da “4U Minho”, esta quarta-feira, 11 de março, no Salão Nobre da Reitoria.
O evento, que decorrerá no Parque de Exposições de Braga, irá dar a conhecer a oferta educativa de quatro instituições de ensino superior, designadamente, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa (Braga), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Vão estar também presentes cinco Municípios (Guimarães, Braga, Barcelos, Famalicão e Viana do Castelo), a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, treze agrupamentos de escolas, com destaque para os vimaranenses “Santos Simões” e “Taipas”, quatro escolas secundárias e oito escolas profissionais, entre elas, Cenatex, Cisave e Profitecla.

Com 62 expositores distribuídos por quatro mil metros quadrados, a primeira Feira de Oferta Educativa e Formativa, aberta nos dois dias entre as 10 e as 20 horas, terá mais de 80 atividades que serão realizadas em auditório, palco, no espaço multiusos e no Espaço Informa(te). O programa da “4U Minho” inclui palestras, workshops, demonstrações de modalidades desportivas, apresentação de projetos científicos, performances de teatro, torneios, peddy paper e vários momentos de animação. A feira é destinada a alunos do ensino básico e secundário, encarregados de educação, professores, orientadores escolares, bem como ao público universitário e pós-universitário. A Câmara Municipal de Guimarães concederá apoio logístico no transporte dos alunos vimaranenses. | FOTO: Nuno Gonçalves/UMinho