on 10 de março de 2015

FORMALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 10 DE ABRIL

Inscrições abertas para a Feira Afonsina 2015 alargada a mais ruas de Guimarães e em junho

Quinta edição decorrerá no início do verão, entre 26 e 28 de junho. Período de inscrição para instituições e comerciantes participarem no evento termina no dia 10 de abril. Feira estende-se este ano a mais cinco espaços públicos: Largo da Misericórdia, Largo João Franco, Largo Condessa do Juncal, Rua Dr. Mota Prego e Rua Dr. Avelino Germano.

O Município de Guimarães já procedeu à abertura de inscrições para instituições, associações, entidades culturais, artesãos, artífices, mercadores alimentares, comerciantes de doces e bebidas, entre outros, que pretendam participar na quinta edição da Feira Afonsina, que decorrerá este ano entre 26 e 28 de junho, tendo como tema principal o episódio da “Carta de confirmação do Foral de Guimarães”, outorgada pelo Infante D. Afonso Henriques a 27 de abril de 1128.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para download nas páginas de internet do Município de Guimarães e Turismo de Guimarães. As inscrições terão de ser efetuadas, impreterivelmente, até ao dia 10 de abril, devendo ser enviadas por correspondência postal registada e sob aviso de receção. Em alternativa, podem ser remetidas por correio eletrónico <feira.afonsina@cm-guimaraes.pt> ou entregues em mão, no Palácio Vila Flor, nos serviços de Cultura e Turismo. A organização do evento analisará o processo e comunicará por escrito a respetiva decisão até ao dia 08 de maio.

Os espaços disponíveis serão concessionados a diferentes entidades que promovam a venda e/ou demonstração de produtos enquadrados na época medieval identificada, enquadrando-se neste conjunto de tipologias as entidades privadas (artesãos, artífices, místicos, produtores alimentares e mercadores alimentares) e associações (artesãos, artífices, místicos, produtores alimentares e mercadores alimentares). Restaurantes e bares locais com esplanada têm de se inscrever para participarem no evento e apresentar produtos enquadrados na época medieval. Ao comércio local, sem espaço de esplanada, a organização sugere a inscrição e decoração dos seus espaços enquadrada na época medieval.

As candidaturas deverão ser instruídas com base nos documentos disponibilizados nas páginas web da Câmara Municipal e do Turismo de Guimarães cujo preenchimento e entrega constituem formalidade obrigatória para o candidato: ficha de inscrição; memória descritiva; descrição dos produtos expostos e/ou comercializados, acompanhado de fotografias recentes; materiais utilizados nas estruturas de apoio, acompanhado de fotografias recentes; declarações de compromisso. A entrega da candidatura ou a participação em edições anteriores não assegura a participação no evento.

A seleção dos participantes é da exclusiva responsabilidade da organização, tendo em conta a análise da memória descritiva apresentada na candidatura e respetiva adequação à época medieval retratada, além do cumprimento dos prazos estipulados, repetição de produtos e histórico de participação do candidato em edições anteriores, caso exista o respetivo historial. A organização irá oferecer um conjunto de normas orientadoras no domínio da higiene e segurança alimentar, previstas na legislação mencionada que devem ser observadas pelos participantes, tendo sempre em consideração o enquadramento histórico da época retratada no evento.



HORÁRIOS DA FEIRA AFONSINA 2015

A Feira Afonsina deste ano vai abrir às 10:30 horas nos três dias da sua realização. A 26 e 27 de junho, encerrará pela 01 hora, enquanto no último dia, a 28 de junho (domingo), o encerramento da feira está marcado para as 22:30 horas. A continuidade deste projeto resulta do sucesso obtido nas edições anteriores e na vontade expressa do Município em recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense.

Durante os três dias, este evento proporcionará a todos os que visitam Guimarães um conjunto de experiências intensas e memórias inesquecíveis, nomeadamente, através da construção de espaços temáticos e de interação com as personagens que habitam esta recriação. Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, Guimarães apresenta-se como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina.