on 22 de junho de 2015


COMEMORAÇÕES AO LONGO DE UMA SEMANA

Sessão solene no Paço dos Duques no 887º aniversário da Batalha de São Mamede

Cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto à estátua de D. Afonso Henriques será igualmente retomada. Programa contempla três inaugurações, atuações musicais, Feira Afonsina, passeio de bicicleta, Meia Maratona, entre outros eventos.
O regresso ao Paço dos Duques de Bragança da sessão solene evocativa do “24 de junho – Dia Um de Portugal” é uma das principais novidades introduzidas este ano pelo Presidente do Município de Guimarães no programa de comemorações do 887º aniversário da Batalha de São Mamede de 1128, cujas celebrações decorrerão ao longo de uma semana.

O dia 24 de junho será preenchido com as inaugurações de dois Parques de Lazer, em Lordelo (09h30) e em Moreira de Cónegos (10h30), seguindo-se uma hora depois o descerramento da placa inaugurativa das Salas de Ensaio do Teatro Jordão, destinadas a bandas de garagem. A manhã principia, porém, com a cerimónia do hastear das bandeiras e o desfile dos Bombeiros Voluntários de Guimarães em frente à Câmara Municipal (09h00).
À mesma hora, na área envolvente do Estádio D. Afonso Henriques, tem início a concentração dos participantes no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal”, numa parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, com partida agendada para as 10 horas. A manhã de eventos evocativos da Batalha de São Mamede termina às 12:30 horas, com a realização de uma eucaristia na Igreja da Oliveira. Ao longo do dia, o espaço público do centro da cidade será animado por vários grupos musicais.
De tarde, pelas 17:30 horas, tem início uma visita às obras de requalificação do Castelo de Guimarães e, logo a seguir, pelas 17:50 horas, é retomada a homenagem a D. Afonso Henriques, com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua. Para as 18:30 horas, com atuação musical dos Jovens Cantores de Guimarães, está programado o início da Sessão Solene nos Claustros do Paço dos Duques de Bragança, onde será atribuída a “Medalha de Honra do Município de Guimarães” a três antigos Presidentes de Câmara, Edmundo Campos, Manuel Ferreira e António Xavier, e ao atual Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha – condecoração que confere aos agraciados o título de “Cidadão Honorário de Guimarães”.

Variado programa de eventos

A realização de um workshop motivacional destinado a todos os funcionários do Município de Guimarães dá início, esta quinta-feira, 18 de junho, ao conjunto de eventos que vão assinalar as comemorações do 887º aniversário da Batalha de São Mamede, promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães, no âmbito do “24 de junho – Dia Um de Portugal”. Com uma regularidade anual, a segunda edição deste encontro geral de funcionários e colaboradores da Autarquia, denominado “TODOS somos PARTicipantes”, decorrerá no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor e organiza-se em duas sessões, às 10 e às 14:30 horas.

De sábado a segunda-feira, entre 20 e 22 de junho, a Extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, recebe um curso/recital de fagote, com o reputado músico Marco Postinghel, estando agendados dois concertos pelos alunos que frequentarem esta masterclasse. No domingo, 21, às 17 horas, no Multiusos de Guimarães, principiam as finais dos Jogos da Comunidade.

O programa comemorativo da Batalha de São Mamede de 1128 tem mais três grandes eventos. Entre 26 e 28 de junho, realiza-se a quinta edição da Feira Afonsina e na noite de 26 de junho, pelas 22 horas, decorre um concerto da Orquestra do Norte na Igreja de São Francisco. No domingo, dia 28, pelas 10 horas, tem início a Meia Maratona de Guimarães, com passagem pelo Centro Histórico e transmissão em direto na televisão.