on 11 de junho de 2015

DISTINÇÃO PARA CANTORA LÍRICA DE GUIMARÃES

Domingos Bragança congratula vimaranense Elisabete Matos por Medalha de Mérito Cultural

Galardão junta-se à lista de distinções atribuídas à cantora natural da vila das Taipas, cuja carreira completa três décadas em 2018.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, felicita a cantora lírica vimaranense Elisabete Matos, condecorada pelo Estado português, esta segunda-feira, 08 de junho, com a Medalha de Mérito Cultural, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Teatro Nacional de S. Carlos.
«Para nós, Vimaranenses, é um orgulho ver uma artista de Guimarães receber honrosa distinção», referiu o responsável pelo Município. Natural da vila de Caldas das Taipas, a conhecida soprano recebeu, em 2003, a Medalha de Mérito Artístico da cidade de Guimarães, tendo sido galardoada pelo Presidente da República com o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Entre variadas distinções que já recebeu no âmbito profissional, Elisabete Matos foi a intérprete do Hino Nacional na abertura da Sessão Solene do primeiro Centenário da República Portuguesa, em 2010. Três anos depois, conquistou o “Prémio Voz 2013”, reconhecimento atribuído a nível nacional. «Parabéns, Elisabete! Guimarães e os Vimaranenses agradecem», destacou Domingos Bragança.
Com uma carreira internacional notável, reconhecida pelos seus pares e marcada pela interpretação dos mais exigentes papéis, Elisabete Matos tem-se apresentado regularmente no único teatro lírico de Portugal destacando-se, em fevereiro de 2015, a interpretação do papel de Lady Macbeth, na ópera de Giuseppe Verdi, Macbeth, e também na temporada de 2014-2015 quando protagonizou a ópera La Gioconda, de Amilcare Ponchielli.
Galardoada com um Grammy em 2000, Elisabete Matos está em França a trabalhar na ópera Turandot, de Giacomo Puccini, que será apresentada no Théâtre du Capitole de Toulouse, na qual interpretará o papel de Turandot, entre os dias 19 e 30 de junho. Atualmente com 27 anos de carreira, a cantora vimaranense já contracenou com nomes como Plácido Domingo e José Carreras.