on 23 de junho de 2015


Inscrições gratuitas e limitadas em www.acm.pt (oferta de t-shirt) 

Mais de meio milhar de inscritos para o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal

O Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de junho, em Guimarães regista uma adesão superior ao meio milhar de inscritos. Cândido Barbosa (ex-ciclista e Embaixador da Liberty Seguros para o desporto), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), os ciclistas profissionais Tiago Machado (Team Katusha), Rui Sousa (Rádio Popular - Boavista) e César Fonte (Rádio Popular - Boavista), Ricardo Gomes (Campeão Nacional e do Minho de Paraciclismo - BTT e Pista), José Carneiro (Campeão Nacional de BTT Down Hill), Marta Branco (Campeã Nacional de BTT Cross Country), José Rodrigues (Campeão do Minho de BTT Maratonas) e Pedro Lopes (Campeão Nacional de BTT XCO - Desporto Escolar) são algumas das presenças confirmadas.

A participação no Passeio Dia 1 de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial, ao seguro e habilitam-se ao sorteio de vários prémios. As inscrições podem ser efetuadas online (www.acm.pt) ou no secretariado que funcionará, entre as 08h30 e as 09h45 do dia 24 de junho, junto ao pavilhão do Inatel.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade urbana, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A participação é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, oferecida pela Liberty Seguros, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013) e integrou no ano passado o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. Este ano o passeio faz parte do programa do centenário do Centro Juvenil de São José e integra integrará um projeto de inclusão social que resulta de uma parceria entre a CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), foram preparados dois percursos com o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) a ser efetuado em conjunto pelos dois grupos de participantes (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, terminará o Mini Passeio. O percurso será o seguinte: Pavilhão do Inatel / Almor Vaz, Rua de São Gonçalo, Rua de Paio Galvão, Largo do Toural, Alameda de São Dâmaso, Largo República do Brasil, Alameda Alberto Sampaio (Muralha), Largo da Mumadona, Largo Cónego José Maria Gomes (CM Guimarães), Rua Santa Maria, Praça de São Tiago, Largo João Franco, Rua Rainha D. Maria II, Largo da Oliveira, Alameda de São Dâmaso, Largo do Toural, Rua de Santo António, Rua de Gil Vicente, Rua de São Gonçalo, Pavilhão do Inatel / Almor Vaz (Fim do Mini-Passeio), Rua de São Gonçalo, Avenida de Londres, Alameda Mariano Felgueiras, Mercado Municipal, Rua da Liberdade, Largo da Cruz de Pedra, Alameda Cidade de Lisboa (Multiusos de Guimarães), Rua dos Cutileiros, Rua Alberto Vieira Braga, Rua do Pinheiro, Rua Associação Artística Vimaranense (Associação de Ciclismo do Minho), Rua Dr. José Pinto Rodrigues, Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua Teixeira de Pascoaes, Avenida da Universidade, Rua 24 de Junho, Largo Nossa Senhora Madre Deus, Rua Dona Teresa (Campo de São Mamede), Estátua D. Afonso Henriques e Paço dos Duques de Bragança, Largo Martins Sarmento, Rua Agostinho Barbosa, Avenida General Humberto Delgado, Rua Capitão Alfredo Guimarães, Rua Teixeira de Pascoaes, Alameda Alfredo Pimenta, Rua de São Gonçalo e Pavilhão do Inatel / Almor Vaz

No local de partida e de chegada serão promovidas atividades complementares e rastreios pela AMI | Hospital Privado de Guimarães.

A CP - Comboios de Portugal oferece aos participantes um bilhetes especial pelo preço de 2 € (ida e volta por pessoa) nos comboios Urbanos do Porto, linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes, mediante a apresentação da inscrição no Passeio. O transporte de bicicletas é gratuito mas limitado à capacidade do espaço multiusos dos comboios.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Liberty Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Guimatubos, Herdmar, Tempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, Vitrus Ambiente, Hermotor - Ford, Foto Fundador - Imagens Aéreas, AMI | Hospital Privado de Guimarães, GuimarãeShopping, Guimarpeixe, Hotel ibis - Guimarães, Restaurante Oriental, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Plataforma Madre Teresa de Calcutá (Parceria: Cercigui e CNE - Corpo Nacional de Escutas), AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia, CP - Comboios de Portugal, Ydentik - Guimarães, Farmácia de Gondar, Desportivo de Guimarães, Bikezone, Bais na Bike, Casa Myzé, Extreme Bike, Trilhos Bike, BN - Grupo Motard de Guimarães, IPDJ, acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Ciclismo a Fundo (revista oficial).