on 8 de julho de 2015

COMUNICADO
Mensagem do Presidente do Município de Guimarães pelo falecimento de Maria Barroso 

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, endereça condolências à família de Maria Barroso, que faleceu na madrugada desta terça-feira, 07 de julho.

Maria de Jesus Simões Barroso Soares morreu esta terça-feira, com 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, onde estava internada na sequência de uma queda.
Foi mulher de Mário Soares, tendo exercido as funções de Primeira Dama de modo singular. Mulher de causas, com permanente esperança que contagiou inúmeros movimentos, fundou a Associação Pro Dignitate, dedicada aos Direitos Humanos, fundou o Instituto de Emergência Infantil, de que foi a primeira Presidente da Comissão nacional, tendo então prestado assinalável auxílio à nossa Casa da Criança, foi Presidente da Cruz Vermelha, fundou e presidiu à Fundação Aristides Sousa Mendes, mobilizou e esteve mobilizada em inúmeras causas do interesse de todos, sobretudo na solidariedade com os mais carenciados.
Atriz e divulgadora da poesia de méritos reconhecidos, foi mulher de cultura, de causas e de luta pela liberdade durante toda a sua vida. Lutadora incansável contra a ditadura de Salazar e Caetano, foi a única mulher a discursar nos Congressos da Oposição Democrática. Foi fundadora do Partido Socialista em 1973 e viria a ser eleita deputada para a Assembleia Constituinte em 1975 e em mais três legislaturas para a Assembleia da República.
O falecimento de Maria de Jesus Barroso Soares, exemplo superior de Cidadania, é uma grave perda para o país. Apresento, em meu nome e do Município de Guimarães, as mais sentidas condolências ao ex-Presidente da República, Sr. Dr. Mário Soares, e a toda a família enlutada.

Domingos Bragança
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães