on 29 de setembro de 2015

EVENTO ORGANIZADO PELO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES NO CCVF

Estudos científicos dominaram reflexão nas “Jornadas Municipais de Desporto”

Câmara de Guimarães promoveu encontro entre dirigentes, técnicos de clubes desportivos vimaranenses, profissionais e estudantes. Portal “Guimarães Desporto” disponibiliza informação pertinente e sustentada numa base de dados atualizada.
A apresentação pública de três estudos científicos, elaborados no âmbito da Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013, dominou a primeira edição das Jornadas Municipais de Desporto, promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães e destinadas a dirigentes e técnicos dos clubes desportivos vimaranenses e aos profissionais e estudantes do setor.
Ana Sofia Freitas abordou o tema da “Obesidade Infantil nas Escolas do 1º Ciclo de Guimarães”, enquanto Manuel Magalhães apresentou as conclusões de um trabalho intitulado “Asma em crianças vimaranenses do 1º Ciclo”. “A Oferta e Procura Desportiva em Guimarães” foi o assunto da dissertação efetuada por Mauro Viana, que encerrou a primeira parte da sessão.
Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município de Guimarães, com competências delegadas na área do Desporto, focou o objetivo de «envolver todos os agentes» na promoção do desporto e da atividade física em Guimarães, valorizando a componente formativa. «Incentivar a prática desportiva é também formar melhores homens e mulheres e melhores cidadãos», afirmou na abertura do encontro, que se realizou no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Atlas digital disponibiliza informação dos clubes

Durante as Jornadas Municipais de Desporto, houve ainda lugar a uma sessão técnica sobre o Regulamento Municipal de Apoio às Associações Desportivas. Antes do debate entre os intervenientes nas jornadas, decorreu também a apresentação das novas funcionalidades do site “Guimarães Desporto”, que constitui uma ferramenta de apoio aos clubes e associações desportivas vimaranenses.



Este é um projeto inovador cujo objetivo é criar uma interface dinâmica para a agregação de dados referentes ao universo da prática desportiva no concelho de Guimarães. Através deste atlas digital, fica-se a conhecer, com uma nova perspetiva, a oferta existente no território municipal em termos de instalações desportivas e modalidades ao alcance dos cidadãos, em regime de desporto federado, amador ou informal.



Guimarães é um concelho marcado por elevados padrões de atividade no contexto do associativismo desportivo e das suas instituições, um fator que contribui para alargar o âmbito da prática desportiva a uma maior franja da população, atrair cada vez mais atletas para as diferentes modalidades e competições e sensibilizar um número crescente de pessoas para hábitos saudáveis de vida.