on 7 de setembro de 2015

MAIS VIDA PARA ALÉM DO CARRO

Semana da Mobilidade comemorada em Guimarães de 16 a 22 de setembro

Teatro num autocarro, cinema ao ar livre, exposição de veículos híbridos e elétricos, passeio noturno de bicicletas, música no centro da cidade, atividades desportivas, educativas e conferências vão preencher sete dias de eventos. Em nome do ambiente.

De 16 a 22 de setembro, Guimarães convida-o a descobrir alternativas ao uso do carro. Várias associações e empresas juntam-se à iniciativa com uma série de eventos que decorrem ao longo de toda a semana, como concursos de fotografia e curta-metragem, atividades plásticas e percursos de bicicleta com orientação mecânica. No dia 17, as atividades arrancam no edifício da Arriva em Pinheiro onde decorrerá a apresentação do Teatro Bus, pelas 16 horas. No mesmo dia, às 21h, o Largo da Oliveira transforma-se numa agradável sala de cinema ao ar livre.

Na sexta-feira, dia 18, o Centro Histórico recebe durante o dia duas atividades de sensibilização. Nas Portas da Villa, decorre o “Final Countdown”, onde um conjunto de crianças irá sensibilizar os condutores para a velocidade através da ação “30 no meu bairro”. Em simultâneo, arranca uma exposição dedicada a veículos híbridos e elétricos que se mantém no local até domingo, dia 20. À noite, os vimaranenses podem juntar-se a um passeio noturno de bicicleta pelas ruas da cidade, cujas inscrições (gratuitas) podem ser feitas no site da Associação de Ciclismo do Minho. O arranque está agendado para as 21h30, no Largo Cónego José Maria Gomes, local onde também será possível assistir a uma demonstração de bicicletas elétricas.

As atividades desportivas dão mote à manhã de sábado. A partir das 10 horas, locais como o Largo do Toural, a Praça de S. Tiago ou o Largo da Oliveira recebem uma série de atividades desportivas que prometem dar mais vida à cidade. Mais tarde, às 11h30, o Largo da Oliveira recebe a iniciativa “Guimarães e Mobilidade”, uma ação que pretende unir os conceitos de café e ambiente. O convívio continua às 17 horas com uma “Green Sunset”, que terá lugar na Praça de S. Tiago. O Teleférico de Guimarães será o ponto central da iniciativa “A Penha é Nossa”, agendada para as 19h30. Os participantes podem subir gratuitamente de teleférico, para depois descerem numa caminhada até ao Parque da Cidade.

Música na Alameda, Dia Sem Carros e Mini Maratona

No domingo de manhã, dia 20, um conjunto de bandas locais invade a Alameda S. Dâmaso para várias performances musicais. Durante o fim de semana, o comércio abre as suas portas. A partir das 9 horas, o Campo de Jogos de Atães transforma-se numa pista de corrida onde os participantes podem optar pelas modalidades de 12 ou 17 quilómetros. Às 10 horas, o Toural e a Alameda de S. Dâmaso recebem uma concentração de ciclistas, que vão fazer um passeio para apelar ao Dia sem Carros. À mesma hora, tem início a caminhada e mini maratona da APCG, com início no Campo de S. Mamede. Entretanto, no Jardim do Paço dos Duques, o Mercadinho – que decorre entre as 10h e as 16h – promete animar a cidade.

No dia 21, o Laboratório da Paisagem será palco para a apresentação do projeto Pedibus e da Rota dos 20, cujo enfoque é a comunidade educativa. Com o projeto Pedibus, pretende-se transmitir aos jovens vimaranenses boas práticas de segurança rodoviária, permitindo que estes façam o percurso casa/escola a pé e num ambiente seguro. Os alunos recebem, neste dia, um marcador de livros “Pai, Conto contigo”. Pelas 21 horas, será contada a história da cidade em passo de corrida, com saída da Plataforma das Artes.

A semana de atividades encerra na terça-feira, 22 de setembro, às 14h30, no auditório da Fraterna, com uma conferência que se debruça sobre a temática “Território e a Mobilidade”. A Semana Europeia da Mobilidade é uma campanha anual sobre mobilidade urbana sustentável, organizada com o apoio da Direção Geral para o Ambiente e Transportes da Comissão Europeia. Este ano reúne 8.745 cidades de 34 países europeus, mas também o Japão e a Coreia do Sul. Pode seguir a semana da mobilidade em Guimarães no endereço eletrónico <www.mobilityweek.eu>.