on 20 de novembro de 2015

ESTE SÁBADO, 21 NOVEMBRO, NO CENTRO HISTÓRICO (10H30) 
Câmara de Guimarães apresenta sistema inovador que muda recolha de lixo

Projeto, distinguido com um “Green Project Awards”, será iniciado a título experimental no Centro Histórico. PAYT (Pay As You Throw / Paga o lixo que produz) entra em vigor em 2016.

O Município de Guimarães vai implementar um projeto pioneiro em Portugal que promete mudar o paradigma da recolha de lixo em Guimarães. A sessão pública de apresentação está marcada para este sábado, 21 de novembro, pelas 10:30 horas, numa cerimónia que decorrerá no Centro Histórico, na Extensão do Museu de Alberto Sampaio, na Praça de S. Tiago, em Guimarães.
O novo modelo resulta de um projeto da vimaranense Dalila Sepúlveda, Chefe de Divisão dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Guimarães, distinguida em 2014 com o Prémio “Obra Escrita Original Green Project Awards”, com a apresentação do conceito “Pay-As-You-Throw”, uma inovadora proposta para a aplicação de um sistema de pagamento de deposição de resíduos que beneficia cidadãos que promovam a reciclagem de resíduos indiferenciados.

Atualmente, é cobrada uma tarifa pela recolha de resíduos que está associada ao consumo de água na habitação ou comércio, paga através do recibo da água. Com o novo sistema, no Centro Histórico, a tarifa passará a estar indexada ao número de sacos do lixo utilizados, pelo que cada utilizador pagará consoante a quantidade de resíduos que produzir. Como a recolha dos materiais recicláveis é gratuita, quanto mais os utilizadores reciclarem menos vão pagar.
O projeto, que será implementado em 2016, conta com a colaboração da empresa municipal Vitrus Ambiente, que vai iniciar a distribuição de mini ecopontos já a partir de dezembro. A recolha dos resíduos será efetuada com recurso a uma viatura elétrica como meio de transporte.
A apresentação deste inovador projeto abre a programação da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que Guimarães vai comemorar entre 21 e 29 de novembro, no âmbito da iniciativa europeia “European Week for Waste Reduction”, cujas ações visam a sensibilização, a consciencialização e a educação da população para a sustentabilidade ambiental.