on 11 de dezembro de 2015


13 de dezembro
Vizela recebe a Taça de Portugal e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse

O Parque das Termas de Vizela acolhe no próximo dia 13 de dezembro a segunda prova da Taça de Portugal e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Herdmar. A competição terá início às 09h30 e a entrada é livre.
A zona ribeirinha do Parque das Termas de Vizela, em cujos terrenos será delineado o circuito do Ciclocrosse de Vizela, consagrará os Campeões do Minho e os vencedores da segunda etapa da Taça de Portugal.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo a iniciativa será aberta à participação de atletas de competição e da vertente de lazer/promoção.
O programa do Ciclocrosse de Vizela começará às 09h30 com a corrida de juvenis, iniciando-se meia hora depois a prova para masters (30, 40, 50 e 60) e Promoção/Open (atletas federados na vertente de lazer - betetistas e cicloturistas - e não federados). Pelas 11 horas será dada a partida para os cadetes masculinos e todas as categorias femininas, enquanto pelas 12 horas começarão a competir os atletas elites, Sub 23 e juniores masculinos. A cerimónia protocolar e de entrega de prémios está prevista para as 13h15.

As inscrições para o Ciclocrosse de Vizela devem ser formalizadas no site da Federação Portuguesa de Ciclismo www.uvp-fpc.pt).
Na primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse 2015/2016, disputada em Vouzela, Ricardo Marinheiro (SL Benfica) e a penta campeã nacional de Isabel Caetano venceram em elites. A galega Sara Castro (TB Transportes/Salvaterra do Miño) foi a melhor sub-23 e em juniores impôs-se João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar). Os melhores cadetes foram André Terroso e Raquel Queirós, ambos da ASC/Focus Team/Vila do Conde. Lucas Braga (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact) ganhou em juvenis e entre entre os veteranos destacaram-se Rúben Nunes (ASC/Focus Team/Vila do Conde),em masters 30, António Sousa (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), em masters 40, António Silva (ProRebordosa/Garrafeira Gomes), em masters 50, e Ângela Fernandes, em masters feminina.

Recorde-se que em janeiro último, na disputa em Fervença / Barcelos do Campeonato do Minho de Ciclocrosse - Herdmar, os vencedores foram Davide Machado e Joana Monteiro (elites), José Dias (sub 23), João Rocha (juniores), Miguel Sousa e Marta Branco (cadetes), Hélder Braga (master 30), Mário Fernandes (master 40), Fernando Silva (master 50) e Ângela Fernandes (master femininas).

O Ciclocrosse de Vizela organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo tem o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Vizela, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, MAPFRE | Seguros, Controlsafe, Herdmar e Bike Magazine / Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).

O Ciclocrosse ("corta-mato em bicicleta") é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada.

Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo neste vertente do ciclismo.