on 4 de dezembro de 2015

PRIMEIROS MODELOS COLOCADOS NO LARGO DO TOURAL

Guimarães começou a instalar Papa-Chicletes e EcoPontas para eliminar resíduos do chão

Toural recebeu as primeiras soluções ambientais. Primeira fase contempla a instalação de equipamentos similares em nove locais públicos.
A Câmara Municipal de Guimarães começou a instalar esta sexta-feira, 04 de dezembro, os primeiros exemplares de “Papa-Chicletes” e o “EcoPontas”, duas novas estruturas de mobiliário urbano que pretendem contribuir para a redução de pastilhas elásticas e pontas de cigarro atiradas para o chão, dois dos resíduos mais encontrados nas praças e ruas da cidade.
Os primeiros modelos, da autoria do Laboratório da Paisagem, com o apoio da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e do Centro para a Valorização dos Resíduos (CVR), começaram a ser instalados na sala de visitas de Guimarães, o Largo do Toural. Segue-se a colocação na Plataforma das Artes, Praça de S. Tiago, Largo da Oliveira, Paço dos Duques, três escolas secundárias da cidade e Universidade do Minho, num total de nove locais públicos.
O “Papa-Chicletes”, com um design arrojado e atrativo, por recurso à impressão 3D, pretende incentivar, principalmente o público mais jovem, a colocar ali as pastilhas elásticas usadas. O EcoPontas, igualmente com uma imagem apelativa, terá no topo da sua estrutura a realização periódica de inquéritos sobre temas da atualidade, cujas respostas serão quantificadas através da introdução de pontas de cigarros, numa medida que pretende incentivar a população a depositá-las no recipiente em detrimento do pavimento, onde se encontra 37% deste tipo de lixo atirado para o chão.
Através da parceria criada com o Centro de Valorização de Resíduos, o processo de reciclagem a que serão submetidos, posteriormente, permitirá a sua conversão e valorização científica, transformando-os em novos produtos disponíveis para a comunidade, desde a formação de novos plásticos ou de papel, passando pela energia ou agricultura, num exemplo de inovação e criatividade.