on 30 de janeiro de 2016


Domingos Bragança assume Presidência da CIM do Ave

Presidente da Câmara de Guimarães acumula novas funções. Municípios aprovam, por unanimidade, novo responsável do Conselho Intermunicipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, é o novo Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, substituindo no cargo Manuel Batista, Autarca da Póvoa de Lanhoso, que manifestou intenção de sair, favorável à rotatividade da presidência, depois de ter assumido funções há dois anos. A decisão foi tomada durante a realização de uma reunião que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira, 25 de janeiro, na qual os membros da CIM do Ave indicaram, por unanimidade, o nome de Domingos Bragança.
Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara de Mondim de Basto, e António Cardoso, Presidente do Município de Vieira do Minho, são os novos Vice-Presidentes do Conselho Intermunicipal. Ao assumir a acumulação de novas funções, o responsável vimaranense deverá deixar a Presidência da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE), entidade que se encontra em processo de conclusão de atividade.

A CIM do Ave é uma associação de municípios de direito público com fins múltiplos criada em 14 de abril de 2009, que tem por finalidade promover a gestão de projetos intermunicipais na NUT III AVE. Guimarães, Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela são os oito municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Ave.
Esta associação engloba um universo de 236 freguesias, com uma área de 1453 km² e uma população de 425 411 habitantes (censos de 2011), correspondendo a uma densidade populacional de 293 hab./Km². A NUT III Ave tem um papel histórico fundamental na formação da identidade portuguesa e abrange territórios de três bacias hidrográficas (Ave, Cávado e Douro) e dois distritos (Braga e Vila Real).