on 19 de janeiro de 2016









Centro Português de Investigação e Formação em Terapias Complementares
O Reiki chegou às escolas!

Quando queremos tornar real o potencial de uma criança, procuramos chegar ao seu equilíbrio emocional, mental, à autoconsciência e a um cuidado natural. Assim o Reiki chegou às escolas, como um caminho complementar para a saúde física, mental e emocional da criança.

Tentando alcançar o equilíbrio integral do aluno, sentiu-se a necessidade de proporcionar outras experiências que podem ocupar saudavelmente, assim como levar a um cuidado terapêutico.

Estreitar a ligação com a comunidade é uma das áreas de intervenção que o Agrupamento escolar tem no seu projeto educativo. Assim, foi realizado um protocolo com a Associação Portuguesa de Reiki, com núcleo em Guimarães, para que se possa dar uma resposta conjunta às várias problemáticas que vão surgindo na criança.

Neste sentido, foi formalizado o projeto “Crescer com Reiki” que em parceria com a Equipa Multidisciplinar da escola, pretende abranger alunos com dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, entre outros.

Através desta parceria, entre o agrupamento e a Associação Portuguesa de Reiki, núcleo de Guimarães, pretende-se promover o bem-estar do aluno em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e energética. Para isso, os alunos terão acesso à Terapia Complementar de Reiki e à meditação, através de sessões individuais e formação, proporcionada por Formadoras e Terapeutas de Reiki de Nível 3, em regime de voluntariado. Neste presente momento, encontram-se duas formadoras a orientar 16 alunos da área vocacional e 13 terapeutas a cuidar de 67 crianças e jovens do quinto ao nono ano.

Os objetivos do projeto visam, entre outros: promover a autoconsciência, aumentar a autoestima, melhorar a concentração, melhorar os resultados académicos, melhorar a qualidade comportamental e contribuir para o equilíbrio pessoal dos alunos.

«É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança» – Provérbio Africano.