on 12 de fevereiro de 2016

Guimarães assinala 150º aniversário de Raul Brandão com um ano de eventos

Município apresenta programa em conferência de imprensa, no próximo dia 12 de março, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Raul Brandão. Celebrações serão comissariadas por Francisco José Viegas.
A Câmara Municipal de Guimarães vai comemorar o 150º aniversário do escritor Raul Brandão, com a realização de um vasto programa de eventos que terá início a 12 de março de 2016, tendo o seu ponto alto a 12 de março de 2017, altura em que se assinala o século e meio de nascimento do prestigiado dramaturgo que viveu na freguesia de Nespereira entre 1886 e 1901.
Todo o evento será comissariado por Francisco José Viegas, figura destacada da cultura portuguesa, que imprimirá à programação uma maior coerência e assertividade na relação entre o desenvolvimento das atividades e o universo Raul Brandão. O certame conta com a parceria de instituições vimaranenses, nomeadamente “A Oficina”, Sociedade Martins Sarmento, Junta de Freguesia de Nespereira e o Círculo de Arte e Recreio.
O extenso programa de iniciativas que decorrerá ao longo de um ano será apresentado em conferência de imprensa no próximo dia 12 de março (sábado), pelas 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão, cujas instalações, situadas em frente ao edifício da Câmara Municipal, completam 25 anos no dia 07 de março de 2017, coincidindo com a passagem do 150º aniversário da data de nascimento do seu patrono.
Este projeto de intervenção cultural tem por objetivo criar uma afetividade com o livro e o autor na escola e na comunidade, aproveitando as dinâmicas desenvolvidas pelas instituições locais, recorrendo a um conjunto diversificado de atividades, capazes de envolver todo o tipo de públicos, com base num conjunto de instrumentos de sedução para a leitura e em particular para a obra de Raul Brandão, figura ímpar e um dos maiores escritores portugueses no final do século XIX.