on 9 de fevereiro de 2016


Na senda das edições anteriores, o Município de Guimarães realizará a VI edição da “Feira Afonsina”, de 23 a 26 de junho de 2016.
A continuidade deste projecto resulta do sucesso obtido nas edições anteriores e na vontade expressa do Município em recriar o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense. Para o efeito, todos os participantes são convidados e desafiados a aderir ao elenco que integra esta viagem, rumo à génese da nação.
Como habitualmente, este evento proporcionará a todos os que visitam Guimarães, um conjunto de experiências intensas e memórias inesquecíveis, nomeadamente, através da construção de espaços temáticos e da interacção com as personagens que habitam esta recriação durante os quatro dias do evento.
Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, realçando e valorizando a identidade histórico‐cultural impressa no código genético da cidade, Guimarães apresenta‐se como palco privilegiado para a realização da Feira Afonsina.
Na presente edição o evento retratará o episódio do "Recontro de Valdevez”, que se traduziu num combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo.
O sucesso, nacional e internacional, da Feira Afonsina não seria possível sem o contributo imprescindível dos participantes que corporizam as dinâmicas económicas e comerciais do evento. Nesse sentido, informamos que as inscrições já se encontram abertas, sendo possível efetuar o download dos regulamentos e ficha de inscrição de seguida.

Entidades Privadas (Artesãos, Artífices, Místicos, Produtores Alimentares e Mercadores Alimentares Tipo I e Tipo II)

Associações / Entidades Culturais (Artesãos, Artífices, Místicos, Produtores Alimentares e Mercadores Alimentares Tipo I e Tipo II)

Restaurantes e Bares

As inscrições deverão ser efetuadas, impreterivelmente, até ao dia 15 de fevereiro e enviadas por correio com registo e aviso de receção ou para o e-mail feira.afonsina@cm-guimaraes.pt. 

Para se inscrever como VOLUNTÁRIO poderá fazê-lo em: http://www.cm-guimaraes.pt/pages/628. Para além desta via, as inscrições podem ser efectuadas directamente no Banco Local de Voluntariado de Guimarães (horário segunda a sexta: 09h30-16h00) ou no Palácio Vila Flor (horário terça a sexta: 09h30-12h30 / 14h30-17h30). Data limite: até 15 de Março