on 16 de fevereiro de 2016

DUAS NOVAS RUAS E CINCO REQUALIFICAÇÕES

Câmara de Guimarães investe 2 milhões para melhorar fluidez no centro da cidade

Intervenção começa na próxima segunda-feira, tem a duração de sete meses e fica concluída no final deste verão. Duas novas ruas vão ser construídas no centro da cidade e cinco arruamentos serão requalificados.
A Câmara Municipal de Guimarães inicia na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, a empreitada de requalificação do Parque das Hortas e da sua área envolvente, que inclui os trabalhos de reperfilamento das ruas Dr. José Sampaio, Rei do Pegú e Padre Gaspar Roriz, bem como o arranjo urbanístico do Largo Conde Arnoso e do Parque das Hortas, além da execução de dois novos arruamentos no centro da cidade, numa obra orçada em 2 milhões de euros.
Um dos novos acessos ligará a Rua Dr. José Sampaio ao Parque das Hortas e o outro fará a ligação do Parque das Hortas ao Largo Conde Arnoso, no Largo República do Brasil, mais conhecido por Campo da Feira. Para a construção dos novos arruamentos serão demolidos os edifícios existentes nos seus alinhamentos e deslocalizados dois postos de transformação da EDP. Além da instalação de novas infraestruturas, será efetuada a pavimentação da via, construção de passeios e arranjo urbanístico nas áreas envolventes.
Já o reperfilamento das ruas Dr. José Sampaio e Rei do Pegú inclui a colocação de árvores, a substituição da iluminação pública, o alargamento dos passeios e a substituição dos pavimentos existentes por pavimentos novos em cubo de granito na via e micro cubo de calcário nos passeios. Nestas ruas, decorrerão ainda trabalhos de reformulação da rede de drenagem de águas residuais, promovidos pela Vimágua.
O Largo das Hortas será requalificado urbanisticamente e funcionalmente, englobando a substituição dos pavimentos existentes, a reorganização dos espaços para estacionamento, a plantação de árvores e a modelação de espaços verdes. O estacionamento nas Hortas estará temporariamente impossibilitado, sendo numa primeira fase limitado o estacionamento a cerca de metade da sua área para a execução dos trabalhos previstos no arruamento existente no local. Concluído esse trabalho, iniciará a intervenção na área do Parque das Hortas, ficando nesse momento impossibilitado por completo o estacionamento neste parque até à conclusão da obra.

Mais área para os peões e novas árvores

A requalificação do Largo Conde Arnoso contempla a ampliação da superfície pedonal e a colocação de uma nova opção arbórea. O tanque público e a sua envolvente serão igualmente alvo de intervenções de melhoria, incluindo a substituição de parte da cobertura, limpeza geral dos granitos, execução de um caminho pedonal e requalificação paisagista da margem da Ribeira de Couros.
A intervenção prevista para a Rua Padre Gaspar Roriz, que liga o Campo da Feira à Igreja de São Francisco, inclui a reformulação das redes de drenagem de águas pluviais, saneamento, eletricidade e telecomunicações, bem como a melhoria das condições de circulação pedonal. Com o objetivo de facilitar a gestão do trânsito na cidade durante a execução da empreitada, os trabalhos serão faseados, sendo primeiramente executados os dois novos arruamentos, aumentando dessa forma as possibilidades de desvios de trânsito.