on 16 de fevereiro de 2016

Nova dinâmica empresarial

Nasceu a Associação de Jovens Empresários de Guimarães

Órgãos sociais já foram eleitos. Assente na promoção de cooperações bilaterais e multilaterais em rede, as linhas programáticas do plano de ação da primeira Direção serão levadas a cabo numa lógica de sistema sinérgico, resultando numa nova dinâmica empresarial para a região.

A Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG) acaba de ser criada com o objetivo de apoiar os jovens empresários do concelho de Guimarães e promover ações na área da formação avançada, informação, apoio técnico e, no geral, na representação dos interesses dos empresários de Guimarães. Esta associação visa igualmente a identificação e estabelecimento de meios e instrumentos que permitam o acesso à função do desenvolvimento da atividade empresarial, bem como à sua internacionalização.

A constituição desta associação, que conta já com 28 associados, e entre eles as mais prestigiadas empresas vimaranenses (sendo estes considerados fundadores), tem por finalidade estabelecer o apoio direto a novos empresários, tendo em linha de conta a capacidade de empreendedorismo revelada na classe mais jovem no concelho de Guimarães.

A AJEG constitui-se por tempo indeterminado e dela fazem parte todos os indivíduos maiores, que não tenham completado 41 anos e que sejam administradores, gerentes ou gestores de empresa individual ou coletiva de qualquer dos setores de atividade económica, bem como profissionais liberais.

Primeiros órgãos sociais

A Direção da AJEG foi eleita por maioria de votos em assembleia geral, que teve lugar no Instituto de Design da Universidade do Minho, no passado dia 11 de fevereiro (quinta-feira), para um mandato bienal, sendo composta por Lurdes Fernandes (Presidente), Ricardo Machado (1º vice-Presidente), Miguel Oliveira (2º vice-Presidente), Sérgio Araújo (Secretário), José Óscar Nogueira (Tesoureiro), José Lourenço (1º Vogal), por Pedro Neves (2º Vogal) e Filipa Bragança e Daniela Marques (1ª e 2ª Substitutas).

A Assembleia Geral é composta por Vasco Pizarro (Presidente), Rui Castro (1º Secretário) e André Ferreira (2º Secretário), sendo o Conselho Fiscal constituído por Rui Rodrigues (Presidente), Renato Piairo (1º Vogal) e Daniel Guimarães (2º Vogal).

Neste biénio, competirá à AJEG a instalação da Associação numa sede correspondente à dimensão do seu projeto, a angariação de novos associados e a defesa dos interesses dos jovens empresários vimaranenses através da sua aproximação, do networking e do apoio à iniciativa privada, promovendo a formação profissional dos seus membros e a integração no meio empresarial.

É também objetivo principal fomentar o intercâmbio de experiências e a troca de informações, dinamizando novos projetos e relações comerciais e promovendo a ação dos jovens empresários vimaranenses no mercado internacional, criando uma força dialogante junto dos organismos oficiais, governamentais, económicos, sociais e culturais, congregando em seu torno grupos ou organizações formais ou informais, com objetivos semelhantes, de modo a incrementar e orientar a sua atividade.