on 24 de fevereiro de 2016



Quase a fazer um ano da abertura da Loja Social de Infias, o Grupo de Jovens de Infias faz um balanço muito positivo. Segundo Nélson Leite, "tem sido para nós surpreendente o sucesso deste projeto, tanto com donativos que nos fazem chegar, como a procura de artigos. Ao longo deste ano recebemos na loja de tudo um pouco e nunca imaginávamos receber tanta variedade. A maioria é roupa e calçado que nos fizeram chegar milhares e milhares de peças, mas também recebemos imensos produtos têxteis lar (lençóis, cobertores, cortinas, loiça, panelas, candeeiros etc…), também recebemos livros, cds, dvds, muitos brinquedos, televisões, leitores de dvd, aparelhagem de musica, mas também muita mobília". E acrescenta: "mas derivado a tanta mobília que nos foi chegando fomos obrigados a ocupar mais espaços no complexo paroquial para a guardar, recordo-me que a maior doação de mobília que tivemos foi de uma casa que nos deu todos o seu recheio de uma cozinha, dois quartos e uma sala, foi sem dúvida surpreendente. Todos os donativos chegam de diversas localidades não só do nosso concelho mas de concelhos vizinhos".

Relativamente à ajuda, o responsável comenta que "a procura tem sido realmente muito boa, pois recordamos que o primeiro objetivo é dar o que seja necessário para quem realmente necessita, o segundo objetivo é vender tudo a um custo simbólico para que qualquer pessoa possa visitar e comprar artigos expostos na loja, pois é uma forma de combater a pobreza envergonhada porque quem nos visita não precisa de nos contar a sua situação financeira". Os artigos vendidos, comenta, vão desde 0.50 cêntimos, como livros e dvds, roupa, calçado e brinquedos 1 euro, todos os outros artigos, principalmente mobília é vendido conforme o seu estado e volume mas normalmente ronda sempre entre os 5 e 20 euros. Pois para "nós não nos interessa vender caro porque tudo que é vendido é lucro, dinheiro esse que serve para as despesas do grupo de jovens de Infias".



O que marcou durante este ano?

"Foram vários os casos onde nos chegaram pedidos de ajuda, em que doamos artigos, famílias a precisar de mobília, doações feitas na nossa paróquia de Infias, Santa Eulália, Polvoreira, Guimarães e Felgueiras. Outros artigos também já doamos para todas essas famílias referidas acima e outras que nos foi surgindo. Alguns dos casos chegaram até nós através da Santa casa de Vizela, outros através de pessoas conhecidas tendo a certeza que são famílias mesmo necessitadas.
Fizemos também uma grande doação de roupa e calçado para a JSD de Vizela que tinha como objetivo enviar esses donativos para os refugiados.
Também por duas vezes a loja social ajudou não só com os nossos artigos mas também com donativos alimentares a duas famílias a passar enormes dificuldades, fizemos divulgação e alguns alimentos chegaram a loja social e com o dinheiro angariado na loja, compramos mais alguns alimentos. Porque há casos que não conseguimos ficar indiferentes.
Criamos também a página do facebook da loja social que nos tem ajudado imenso, pois já atingimos os 7 mil likes. É através dessa página que já recebemos pessoas na nossa loja para comprar artigos e também doar, desde Felgueiras, Aveiro, Famalicão, Lustosa, Paredes, Guimarães e Delães.

Haverá então festa para assinalar este primeiro ano da Loja Social?

Para comemorar o sucesso da loja que abriu no dia 8 de Março de 2015, o grupo de jovens está a preparar para o dia 12 de Março 2016, a partir das 15 horas música ao vivo com a cantora Filipa Lima e não pode faltar o bolo e champanhe para todos que queiram comparecer nesta festa. Segundo Nélson Leite "toda a comunidade merece esta festa pelo sucesso deste projeto e recordamos que esta loja é de todos para todos, porque todos podem contribuir e todos podem adquirir nossos artigos".