on 7 de março de 2016

Vencedora do Concurso “Faça lá um Poema 2016”

O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém têm vindo, desde 2009/2010, a celebrar o Dia Mundial da Poesia com um largo e variado programa em que se integra o Concurso do PNL ‘Faça lá um Poema’.
Nesta 7ª Edição – 2015/2016 do concurso, o PNL enviou parabéns aos vencedores da atual edição e comunicou o lançamento da antologia “A dança das palavras” que reúne os poemas vencedores em todos os anos e convidou todos os que afirmaram a sua criatividade e competência a estarem presentes no CCB, no dia 19 de Março de 2016.
Pois bem, o poema vencedor do 1º Ciclo, nesta 7ª edição deste evento, foi “Noite” da aluna Luana Baptista Peixoto da EB1/JI Aula-Conde, do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.
Pela segunda vez consecutiva, o Agrupamento de Escolas Virgínia Moura está de parabéns! 
Pela segunda vez consecutiva, a EB1/JI Aula-Conde fez brilhar o nosso Agrupamento pelas palavras da Luana Baptista Peixoto aluna do 4º ano desta escola. Parabéns para a aluna, sua professora e sua escola.
As escolas do 1º ciclo são como um laboratório que, pela mão de seus mestres, lança as sementes que germinam na alma de seus alunos. Estas germinam e dão belas flores. Flores que dão o colorido sabor da sabedoria e da vitória. Parabéns a alunos e docentes.

Eis o poema da Luana:

Noite

Noite,
escura e sombria
mil cores em ti adormecem,
fechadas no mundo da solidão
onde uma lágrima
corre pelo rosto
meigo e só.

Noite,
onde a vida não tem fim,
onde tudo se torna
um sonho,
que ninguém pode mudar.

Noite,
onde uma folha cai
se deita no chão
e dorme
o seu sono
triste e
profundo.

Noite,
que esconde o rosto
e o coração,
que cobre o mundo
com o olhar,
que adormece
a claridade,
que abre
braços à escuridão.

Noite,
mundo do silêncio,
da mágoa
do olhar sombrio
que esconde o dia
e por vezes o sonho!

Luana