on 3 de março de 2016




Agenda de eventos (a não perder) em Guimarães no mês de março 2016

Este é um guia de propostas que preenchem os 31 dias do 3º mês do ano. Um mês repleto de atividades com realce para o primeiro Festival de Música Religiosa, conferências, exposições, além de dois imperdíveis concertos no Multiusos. São mil e um motivos para ler este texto até à última… amêndoa!
Um novo projeto cultural que colocará Guimarães no mapa turístico religioso de Portugal, com um vasto programa de atividades durante o período “Da Quaresma à Páscoa”, entre 11 e 27 de março, é uma das imensas propostas no mês em que Guimarães recebe a Taça Davis, lança uma nova marca de projeção internacional, inicia as comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, dá as boas-vindas à primavera e assiste a concertos de Seu Jorge esta sexta-feira e da fadista Ana Moura, no dia 12 de março.
Na Páscoa, a cidade oferecerá celebrações religiosas, concertos e espetáculos, conferências, fins de semana gastronómicos, doçaria conventual e uma exposição. O destaque vai, entre outros, para o Festival de Música Religiosa de Guimarães, único no território português, para a exposição “A Paixão em Guimarães”, um roteiro que incluirá nove igrejas, os 5 passos da paixão existentes em Guimarães e três museus, para a estreia do Quarteto de Cordas de Guimarães, um novo projeto artístico de música erudita, e para a apresentação da Paixão Segundo São João, de J.S. Bach, pela Orquestra de Guimarães.
Com a “Doçaria no Convento” a decorrer nos claustros da Câmara Municipal, no antigo Convento de Santa Clara, Guimarães irá assistir ao Festival de Música Religiosa que decorrerá entre 13 e 26 de março e que apresenta 11 concertos, workshops, conferências e cursos (um de canto gregoriano). Neste festival, atuarão a Orquestra Barroca da Casa da Música, a Orquestra de Guimarães, o Coro Gregoriano Solemnis, a Capella Duriensis, o Coro Vilancico, entre outros.
A Paixão Segundo São João, de J.S. Bach, integrada na programação do Festival de Música Religiosa de Guimarães, é um espetáculo encenado, em português, e promete ser um momento alto da programação do evento “Da Quaresmas até à Páscoa”. Os protagonistas são a Orquestra de Guimarães, o Coro Pró Música e o Coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. A direção musical é do maestro Vítor Matos e a direção artística e encenação de Pedro Ribeiro. Um momento a não perder!
Por último, referência para a exposição “A Paixão em Guimarães”, uma mostra temporária que propõe um percurso pelas igrejas, passos da Paixão e museus, onde estarão expostas, em cada um dos locais, três peças relacionadas com a Paixão de Cristo. A estes aliciantes juntar-se-ão muitos outros, a consultar no programa do evento, que emprestarão a Guimarães um ambiente pascal que fará da cidade um ponto de passagem obrigatório no roteiro turístico nacional e internacional.

ExcentriCidade, Festa da Primavera, Biblioteca e Arquivo Municipal

No programa cultural “ExcentriCidade”, haverá três espetáculos de música e duas sessões de cinema, todos com início às 21:30 horas. Já neste sábado, dia 05, atuam os “The Wild Booze”, no Auditório dos Bombeiros Voluntários das Taipas. Uma semana depois, a 12, Paulo Rodrigues apresenta o álbum “Pontas Soltas” no Salão Paroquial de Ronfe e, no dia 18, em São Torcato, o fadista Miguel Xavier atua na ADCL. Na mesma noite, no Centro Pastoral de Moreira de Cónegos, é projetado o filme “007 Spectre”, enquanto no sábado, 26, é exibida a sessão “Ponte de Espiões”, na Casa do Povo de Briteiros.
No Laboratório da Paisagem, a 14 de março, comemora-se o Dia Internacional de Ação pelos Rios e, entre os dias 18 e 20, celebra-se a segunda edição da Festa da Primavera. No final, de 21 a 24 de março, decorrem as Eco Férias e no sábado, dia 26, às 10h30 e 15h30, realiza-se a “Caça ao Ovo”, destinada a crianças dos 04 aos 12 anos. Antes, entre 17 e 19 de março, comemoram-se os 10 anos de RoboParty no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho.
No dia 12, na Biblioteca Municipal, é apresentado o programa evocativo do 150º aniversário do nascimento de Raul Brandão, que será comemorado ao longo de um ano. O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta celebra o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Pai e promove as férias “Bordados com Amêndoas”, entre outros programas. A 21 de março, no Dia Mundial da Árvore, Floresta e Poesia, o Paço dos Duques de Bragança, recebe à noite um recital de poesia para adultos nos 250 anos de Bocage. Quase a terminar o mês, no dia 26, no Grande Auditório do CCVF, há novo circo “Noite André Braga & Cláudia Figueiredo – Circolando”.