on 2 de março de 2016


ATÉ ESTA QUINTA-FEIRA, 03 DE MARÇO

Guimarães mostra boas práticas ambientais na Semana Nacional para o Crescimento Verde

“Green Business Week” decorre até esta quinta-feira, 03 de março. Soluções vimaranenses ligadas à sustentabilidade ambiental entre os projetos inovadores que podem ser conhecidos nesta feira.
Guimarães está presente na “Green Business Week”, no Centro de Congressos de Lisboa, numa iniciativa que promove a inovação e transferência de conhecimento e que, ao longo de três dias, debate soluções para cidades inteligentes, água, energia e alterações climáticas. Candidata a Capital Verde Europeia em 2020, Guimarães mostra os avanços que já conseguiu em matéria de sustentabilidade ambiental, dando destaque a alguns dos seus projetos lançados pelo Município, em associação com a Universidade do Minho.
Entre eles, estão o programa ambiental PEGADAS, já reconhecido como um exemplo de boas práticas a nível nacional, o novo sistema de recolha de resíduos no Centro Histórico da cidade (PAYT), o Laboratório da Paisagem, Centro de Investigação e Desenvolvimento na área da sustentabilidade ambiental e responsável por propostas inovadoras, como é o caso do projeto EcoPontas ou do Papa-Chicletes. Também presente nesta feira está o CVR - Centro para Valorização de Resíduos, com sede em Guimarães, que apresenta os seus mais recentes projetos na área da valorização de resíduos.
A “Green Business Week”, promovida pela Fundação AIP, pretende promover e incentivar o crescimento da atividade económica e do emprego qualificado e sustentável, mas também o dinamismo da ciência e investigação, tecnologia, inovação e empreendedorismo, contribuindo dessa forma para a aproximação entre centros de investigação, empresas e municípios, que podem desenvolver e aplicar novas soluções.
Nesta edição da Semana Nacional para o Crescimento Verde, que decorre entre 01 e 03 de março, estão em exposição mais de 50 projetos inovadores de universidades e startups (empresas que iniciaram a sua atividade com base em ideias inovadoras) naquelas áreas, como é o caso da GetGreen responsável pelo programa “EducaBicla”, que está a ser implementado com o apoio do Município de Guimarães nas escolas do concelho. Além da exposição, a Green Business Week é palco de várias conferências, onde são abordados temas importantes como as “Smart Cities” (cidades inteligentes), água e inovação.