on 31 de março de 2016

Idosos de Guimarães comemoram Dia Mundial do Teatro em 2016 com peça humorística

Três dezenas de instituições marcaram presença no Multiusos de Guimarães. 875 idosos assistiram a comédia encenada pelo vimaranense Luís Almeida.

Mais de oito centenas de idosos, pertencentes a 31 instituições de solidariedade social do concelho, assistiram no Multiusos de Guimarães à exibição da peça “O Enxota Diabos”, uma comédia em 3 atos, com encenação de Luís Almeida, realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, promovidas pela Câmara Municipal de Guimarães.
A iniciativa, que contou com a participação dos grupos “Loucos do Ritmo” e “TorCanta”, resultou de um «trabalho em rede das instituições», como referiu Paula Oliveira, Vereadora do Município de Guimarães, com competências delegadas na área da Ação Social. «O teatro é uma arte que permite expressar as nossas emoções e as nossas vivências. No próximo ano, podemos preparar uma peça coletiva e apresentar neste palco o resultado de várias atuações», propôs.
A comemoração do Dia Mundial do Teatro, celebrado no âmbito das atividades da Terceira Idade, contou com a colaboração da Fraterna, Rede Social, Tempo Livre e das instituições de apoio a idosos. Promover a arte do teatro como forma de expressão, proporcionando momentos de entretenimento e alegria, foi um dos objetivos desta iniciativa que reuniu mais de três dezenas de entidades de âmbito social:
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais; Casa de Caldelas; Camélia Hotel Sénior & Holmes; Casa do Povo de Briteiros; Casa do Povo de Creixomil; Casa do Povo de Fermentões; Castreja Cooperativa de Apoio Social e Cultural; Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social de Tabuadelo, CRL; Centro Social D. Manuel Monteiro de Castro; Centro Social da Irmandade de S. Torcato; Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira; Centro Social de Brito; Centro Social de Guardizela; Centro Social e Paroquial de Mascotelos – Santiago; Centro Social e Paroquial de Polvoreira; Centro Social e Paroquial de Ronfe; Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Conceição; Centro Social Nossa Senhora do Carmo; Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa; Centro Social Paroquial de Gondar; Centro Social Paroquial S. Cristóvão de Selho; Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos; Centro Sócio-Cultural Desportivo de Sande S. Clemente; Encontro de Saberes; Fraterna; Fundação Casa do Paço; Lar de Santo António; Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos; Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Venerável Ordem Terceira de S. Domingos; Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.