on 28 de março de 2016


Guimarães recebe “Seminário Internacional de Arte e Paisagem”


Evento conta com alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais da área em debate. Inscrições para participantes sem comunicações encontram-se abertas até ao dia 4 de abril.
O Laboratório da Paisagem de Guimarães vai acolher, entre 7 e 9 de abril, um Seminário Internacional de Arte e Paisagem, onde se pretende apresentar e discutir as abordagens emergentes entre as diversas formas de arte e paisagem. Em discussão estará a forma como a paisagem é hoje entendida, fruto da ação e interação dos recursos naturais, humanos e o seu entendimento na qualidade de vida dos cidadãos e nas mais variadas manifestações artísticas.
Para este seminário internacional, estarão presentes alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais na área, como é o caso de Joan Nogué, Diretor do Observatori del Paisatge de Catalunha e professor catedrático de Geografia Humana da Universidade de Girona, da docente da Universidade do Minho, Ana Francisca de Azevedo, Doutorada em Geografia e autora de diversas publicações versadas sobre paisagem, de Frederico Meireles, Doutorado em Arquitetura Paisagista e docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e ainda, Nuno Faria, Curador e Diretor Artístico do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Programa

O programa de comunicações do evento está já preliminarmente constituído e reúne contribuições temáticas de Portugal, Brasil e Espanha. 
A par dos desafiantes painéis de comunicações, no dia 7 de abril, e tendo como mote de partida a cerimónia de encerramento do Seminário Internacional de Arte e Paisagem, será realizado o anúncio público do evento cultural que marcará Guimarães em 2017, o lançamento do "Guimarães LandArt - Bienal de Arte em Paisagem".
Os interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 4 de abril. A inscrição garante o acesso ao programa científico e social, certificado de presence e pausas para café e almoços.