on 6 de março de 2016

A Junta de Freguesia de Infias e a Regras & Sugestões Lda promoveu hoje uma sessão de esclarecimento sobre a aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos na sede da Junta de Freguesia. A sessão que decorreu durante a tarde e que esteve repleta de participantes decorreu da melhor forma. Ao Plano Claro, o presidente da Junta, Francisco Correia, referiu que a "sessão de esclarecimento foi extremamente positiva, enriquecedora e participativa, no entanto esta atividade da Junta de Freguesia Infias foi no sentido esclarecer os muitos fregueses e munícipes que estiveram presentes nesta sessão. Esperemos que possam tomar as melhores decisões neste processo muito complexo".
Ainda nesta semana a imprensa local deu ainda destaque a este assunto que tem novas Leis e regras e fez um resumo a ter em conta:

O que são fitofármacos?

Pesticidas, Agrotóxicos ou Fitofármacos significam o mesmo, são produtos que se aplicam para proteger as culturas, são os inseticidas, fungicidas, herbicidas, moluscicidas, algicidas, reguladores de crescimento, repulsivo e atrativos de animais, nematocidas e rodenticidas. 

Diferença entre produtos

- Produtos de uso profissional - Todos aqueles que dispõem da frase: “Este produto destina-se a ser utilizado por agricultores e outros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos.” Quem os quiser aplicar, deve ter, obrigatoriamente certificado da ação de formação.

- Produtos de uso não profissional – A utilização destes produtos aplica-se em ambiente doméstico – plantas de interior, hortas e jardins familiares. Neste caso a formação não é obrigatória.

A diferença no preço

A diferença de preços entre os produtos “Profissionais” e “Não Profissionais” explica a preferência da maioria dos produtores, principalmente os domésticos, pelos artigos mais acessíveis, neste caso, os “Profissionais”. No entanto, não tem sido fácil explicar ao comprador que para os adquirir tem que ter formação. A diferença de preços explica a revolta. Senão vejamos:

- Produtos profissionais: A embalagem indique no rótulo “uso profissional” são vendidos em embalagens industriais taxados com 6% de IVA. É obrigatória formação para os comprar e para os aplicar.

- Produtos Não Profissionais: Apresentam-se em embalagens unidose e são mais caros uma vez que incluem o IVA a 23%. A compra destes produtos não exige certificado de formação.



Formações
A empresa de formação "Regras e Sugestões" tem dado já algumas formações a vizelenses. Na foto em baixo podemos constatar futuros aplicadores de produtos fitofarmacêuticos formados em Tagilde- Vizela.