on 8 de abril de 2016

8º Parlamento Jovem Europeu (1ª Fase) realiza-se esta sexta-feira em Guimarães

Escola que representará o concelho será apurada entre cinco instituições participantes. Guimarães acolherá fase final da edição deste ano, no mês de maio.

“Ambiente” é o tema da oitava edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja primeira fase decorre esta sexta-feira, 08 de abril, a partir das 15 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. Escola Secundária Caldas das Taipas, Escola Santos Simões, Escola Secundária Martins Sarmento, Escola Profissional CISAVE e Escola Profissional Profitecla são os estabelecimentos de ensino vimaranenses que vão disputar um lugar na final europeia, agendada para o dia 21 de maio, também às 15 horas, em Guimarães.
Em 2016, o Parlamento Jovem Europeu abordará a temática do ambiente, assim como integrará nesta atividade o Eco-Parlamento, iniciativa que se realiza no âmbito do programa ambiental “Pegadas”. Em 2017, Guimarães apresentará a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e, face à importância que o assunto representa e abrange em todas as áreas e grupos sociais, principalmente nas novas gerações, o Parlamento promoverá uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia, fomentando laços de amizade e confraternização entre os jovens e os municípios participantes.
Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentam os trabalhos na língua inglesa, iniciando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. Findo este período, as escolas participantes serão avaliadas por um Júri Interno, composto pelos participantes da sessão parlamentar, e por um Júri Externo, que integra quatro elementos convidados pela Câmara Municipal de Guimarães. Após a atribuição da pontuação final, será encontrado o representante oficial do Município de Guimarães na 2ª fase do Parlamento Jovem Europeu.