on 26 de abril de 2016

“Welcome Centre” é o novo berço em Guimarães para receber e informar turistas

Novo espaço turístico acolhe e encaminha quem pretende conhecer a cidade e o concelho de Guimarães. Aberto todos os dias da semana, é inaugurado esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do 42º aniversário do 25 de abril de 1974.

As pessoas que visitam Guimarães vão passar a ter na entrada da cidade, na Rua Paio Galvão, o “Welcome Centre”, um local próprio para atendimento e acolhimento ao turista, que poderá aceder a informações genéricas no âmbito do turismo, cultura, ambiente, serviços, mobilidade, lazer, desporto, negócios, entre outras áreas. O renovado espaço, que será inaugurado esta segunda-feira, 25 de abril, às 16 horas, pelo Presidente do Município, Domingos Bragança, permitirá também a organização de programas e rotas turísticas e culturais específicas para cada turista ou grupo, além de facilitar o estabelecimento de contactos com outros serviços ou empresas prestadoras de serviços.
Dotado de dois pisos, o “Welcome Centre” disponibiliza um espaço para o atendimento presencial ao turista, uma área com quatro computadores de acesso gratuito à internet, cacifos para guarda temporária de bagagem, plataforma digital, escaparate com informações e livros sobre Guimarães. A nova valência turística dispõe de um posto interativo onde estão disponíveis informações da cidade e do concelho, com destaque para novas abordagens aos seus recursos, produtos e serviços, assim como informação sobre património material, imaterial e ambiental.
Até muito recentemente, Guimarães dispôs de dois postos de atendimento turístico e é essa situação que se pretende recuperar, assumindo a Câmara Municipal o desígnio de desenvolver uma plataforma institucional diferente dos tradicionais postos de turismo, ao possibilitar um acolhimento diferenciado e especializado, com particular atenção a nichos setoriais. Para o efeito, foi efetuado um investimento financeiro no montante de 116.332,21 euros, valor que inclui a realização da obra e o equipamento entretanto adquirido.
O “Welcome Centre” estará aberto todos os dias da semana. Entre segunda e sexta-feira, as portas abrem às 09:30 e encerram às 18 horas. Aos sábados, encontra-se disponível ao público das 10 às 14 horas e das 15 às 18 horas, enquanto aos domingos o período de funcionamento é das 13 às 17 horas, complementando o horário da Loja Interativa de Turismo, na Praça de S. Tiago, aberta aos domingos e feriados entre as 10 e as 13 horas.