on 17 de abril de 2016




“O PATRIMÓNIO DO DESPORTO” É O TEMA DESTE ANO
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Guimarães com caminhadas, corrida e visitas guiadas

Em 2016, a data é subordinada ao tema “O Património do Desporto”. Esta segunda-feira, área classificada vimaranense será palco de atividades desportivas.
A Câmara Municipal de Guimarães comemora esta segunda-feira, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com a realização de um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema “O Património do Desporto”. Durante todo o dia, serão promovidos eventos onde a componente desportiva é associada aos bens classificados, correspondendo ao tema deste ano escolhido pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios.
A “Caminhada pelo Património”, que envolve os Agrupamentos de Escolas do concelho, conduzirá os alunos pelo património de Guimarães, durante todo o dia, com a participação das escolas concelhias. A caminhada é realizada em colaboração com o Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio, Sociedade Martins Sarmento e Plataforma das Artes e da Criatividade.
Para o início da tarde, está reservada uma visita guiada, organizada pela Divisão do Centro Histórico da Câmara Municipal. Às 14:45 horas, decorrerá a concentração na Loja Interativa de Turismo, na Praça de S. Tiago e, às 15 horas, com um mínimo de cinco pessoas, tem início a respetiva visita. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
À noite, decorrerá a “Corrida do Património”, em colaboração com o movimento “Guimarães Corre Corre”. A concentração está marcada para as 20:30 horas, na Plataforma das Artes, iniciando-se meia hora depois. A corrida percorrerá diversos monumentos e edifícios históricos de Guimarães, com passagem pela Sociedade Martins Sarmento, Jardins do Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Convento de Santa Clara, Biblioteca Municipal Raul Brandão e Paço dos Duques de Bragança. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.