on 8 de abril de 2016


Ministro da Educação em Guimarães visita feira de oferta educativa no Multiusos

Certame inaugurado ao início da tarde desta quinta-feira decorre até sábado. Evento destina-se a alunos, encarregados de educação e professores que pretendam ter acesso a ‎informação sobre possíveis percursos escolares.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, visitam a “4U Minho - Feira de Oferta Educativa e Formativa da Universidade do Minho”, esta sexta-feira, 08 de abril, às 14:15 horas, no Multiusos de Guimarães. O evento, que espera receber cerca de 10 mil visitantes ao longo dos três dias, está aberto ao público até às 18 horas desta quinta-feira e na sexta-feira e sábado, das 09:30 às 18 horas.
O certame, com entrada livre, dá a conhecer a oferta educativa de dez instituições de ensino superior, nomeadamente, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa (Braga), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusíada, CESPU, ISAVE, Instituto de Estudos Superiores de Fafe e CENFIM.
A iniciativa, hoje inaugurada, conta com 65 expositores, que estão distribuídos por cerca de 6 mil metros quadrados de área, onde estão várias atrações, como o simulador de condução Bosch, além de palestras, workshops e apresentações científicas, culturais e desportivas. A iniciativa é promovida pela UMinho e pelas autarquias de Guimarães e Braga, com apoio dos Municípios de Barcelos, Famalicão e Viana do Castelo, entre outras entidades.
Na exposição, estão presentes todos os estabelecimentos de ensino vimaranenses, com o nível secundário e profissional. O Município de Guimarães assegura o transporte dos alunos do 9º e 12º ano para visita à feira. Além dos Municípios que integram a CIM do Ave, estarão igualmente presentes Braga e Viana do Castelo. Entre as seis dezenas de expositores, estão ainda a ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guimarães e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (Médio Ave).

O que pode ver até sábado, 09 de abril

No palco principal da “4U Minho”, no Multiusos, estão previstos concertos, peças de teatro, danças orientais, desfiles de moda, zumba, entre outros. Na área de demonstração pode ver-se robótica, maquetas de desenho e ilustração, mobiliário, karts, show cooking, domótica, speed dating e patinagem. Já o espaço TedTalk acolhe, por exemplo, sessões sobre voluntariado europeu, candidaturas ao ensino superior, o que é ser cientista, a importância de estudar certas áreas e ainda um guia para a empregabilidade.
Com periodicidade anual, realizando-se alternadamente entre Guimarães e Braga, a realização deste evento fortalece a relação com as escolas e os agrupamentos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, municípios do Minho, comunidades intermunicipais (CIM) do Ave e do Cávado, além de disponibilizar a todos os visitantes informação detalhada sobre os serviços e facilidades que a Universidade do Minho, entidade organizadora, oferece à comunidade académica.


Vizela presente na “4U Minho - Feira Educativa e Formativa da Universidade do Minho”



Vizela vai participar na 2ª edição da “4U Minho - Feira Educativa e Formativa da Universidade do Minho”, que se realiza no Pavilhão Multiusos de Guimarães, nos dias 07, 08 e 09 de abril de 2016.
A CIM do Ave estará representada na Feira, onde fará a divulgação da oferta formativa de ensino profissional, por área de formação, dos oito Municípios que constituem a NUT III Ave.
Este evento, destinado a alunos do ensino básico e secundário, encarregados de educação, professores, psicólogos escolares, CQEP, bem como ao público universitário e pós-universitário, vai permitir aos alunos obterem mais informações sobre os possíveis percursos escolares a escolher.
A entrada na Feira é livre e o horário de funcionamento será entre as 14h00 e as 18h00 no dia 7 de Abril; das 9h30 às 18h00, nos dias 8 e 9 de abril. Para além de poderem visitar os expositores das escolas, poderão ainda assistir a palestras, workshops e apresentações científicas, culturais e desportivas.
A Feira apresenta uma programação diversificada, com atividades no palco principal da “4U Minho”, estão previstos concertos, peças de teatro, danças orientais, desfiles de moda, zumba, entre outros. Na área de demonstração pode ver-se robótica, maquetas de desenho e ilustração, mobiliário, karts, show cooking, domótica, speed dating e patinagem. Já o espaço TedTalk acolhe, por exemplo, sessões sobre voluntariado europeu, candidaturas ao ensino superior, o que é ser cientista, a importância de estudar certas áreas e ainda um guia para a empregabilidade.
Esta Feira realiza-se alternadamente entre Guimarães e Braga, uma vez por ano, fortalecendo a relação com as escolas e os agrupamentos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, municípios do Minho, comunidades intermunicipais (CIM) do Ave e do Cávado, além de disponibilizar a todos os visitantes informação detalhada sobre os serviços e facilidades que a Universidade do Minho, entidade organizadora, oferece à comunidade académica.
Vizela também vai estar presente no evento de divulgação, através do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela e do Agrupamento de Escolas de Infias – Vizela, assim como da Escola Profissional CENATEX – polo de Vizela.
O Agrupamento de Escolas de Infias – Vizela vai participar ativamente, com atividades/demonstrações relacionadas com a respetiva oferta formativa, a apresentar no palco CIM/Ave e no palco UM.
Acresce que o Município providenciou o transporte da totalidade dos alunos que frequentam o 9º ano e o 12º ano nos estabelecimentos de ensino do concelho de Vizela, dado tratar-se de dois anos de escolaridade chave, em que os alunos necessitam de realizar escolhas para o futuro.