on 23 de abril de 2016

NO DIA 07, NA PLATAFORMA DAS ARTES
“TEDxGuimarães” dá a conhecer em maio 15 ideias de sucesso no mercado

Pensadores e realizadores de ações inovadoras são convidados a dar a melhor palestra de suas vidas. Autores de ideias exemplares vão partilhar conhecimento e perspetivas sobre os mais variados temas. E criar redes de contacto…
A Plataforma das Artes e da Criatividade recebe no próximo dia 07 de maio, a partir das 09:30 horas e durante todo o sábado, a palestra “TEDxGuimarães”, evento apoiado pela Câmara Municipal de Guimarães, onde 15 oradores de diferentes áreas da sociedade são convidados a partilhar publicamente ideias, conhecimento e experiências bem-sucedidas no formato de uma conferência.
Em 2016, nomeado pela UNESCO como “Ano Internacional Para o Entendimento Global”, a iniciativa vimaranense, com o tema “A Falar Nem Sempre se Entende”, tem por objetivo analisar o modo como os cidadãos podem contribuir para a facilitação do entendimento, dando igualmente destaque a formas alternativas de comunicação e de compreensão.
JuanMa Lodo, artista espanhol multidisciplinar que usa as ondas cerebrais para criar música, é um dos oradores da sessão que contará com a participação de Luís Anjos, autor do MEME, que demonstrará como o software que criou permite sequenciar as ondas do cérebro, enquanto Mário Augusto, conhecido apresentador de televisão e crítico de cinema, fará uma abordagem sobre a sua vasta experiência como comunicador.
Fernando Febres-Cordero, físico do CERN, venceu o prémio “Sofjai Kovalevskaja”, um dos mais prestigiados na Alemanha; Vera Maia é marketeer e professora na Universidade de Minho; Joana “Ji” Antunes, hábil na arte da comunicação através da expressão corporal, falará sobre a sua atividade de bailarina e atriz; Sofia Pires é fundadora da Plural & Singular, órgão de comunicação inclusiva; e José Caldeira, fotógrafo do Teatro Municipal do Porto, irá partilhar o seu olhar vimaranense.

Bilhetes promocionais até este sábado

O conjunto de oradores e performers completa-se com Pedro Pereira, pianista vimaranense, vencedor de vários prémios internacionais; Álvaro Dinis Mendes, embaixador do vegetarianismo e da economia sustentável; Maria Alves, oradora do “Open-call”, disposta a investigar novas formas de educação básica; Mariana Teixeira, fundadora do projeto In My Shoes para a inclusão social; Rafael Silva, “The Machine”, atleta especialista em desporto de combate, com 24 títulos mundiais; Luís Vieira, humorista e youtuber vimaranense; e Fabio Figaros, barbeiro, que vai contar como mudou uma vida de gestor internacional no sentido de realizar o seu sonho.
A venda dos ingressos para assistir às 15 conferências é feita exclusivamente na internet, através do website do “TEDxGuimarães” <http://www.tedxguimaraes.com>. Se a aquisição do bilhete for feita antecipadamente, mais precisamente até este sábado, 23 de abril, o preço é de 20 euros (IVA incluído), enquanto entre os dias 24 de abril e 06 de maio o valor do ingresso será de 25 euros (IVA incluído).
TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há três décadas como uma conferência na Califórnia, e, desde então, tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais, organizados de forma independente, que reúne diferentes pessoas para compartilharem experiências.