on 24 de junho de 2016

ESTA SEXTA-FEIRA, 24 DE JUNHO (17H30)

Primeiro-Ministro em Guimarães na Sessão Solene do 888º aniversário da Batalha de São Mamede

Cerimónia realiza-se no Paço dos Duques. Aposição de condecorações honoríficas assinala “Dia Um de Portugal”. Câmara de Guimarães distingue mérito social.

A sessão solene evocativa do “24 de Junho - Dia Um de Portugal”, que se realiza esta sexta-feira no Paço dos Duques de Bragança, às 17:30 horas, será presidida pelo Primeiro-Ministro português, António Costa. Na cerimónia, que contará também com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a Câmara Municipal de Guimarães vai distinguir seis personalidades vimaranenses com a atribuição da “Medalha de Mérito Social Municipal”, além de formalizar um protocolo de geminação com a cidade francesa de Montluçon.
As condecorações são atribuídas aos vimaranenses Belmiro Jordão (Ministro da Venerável Ordem Terceira de São Francisco), José Inácio Peixoto Teles de Menezes (Gestor da UNAGUI - Universidade do Autodidata e da Terceira Idade de Guimarães), José Luís da Silva Xavier Fernandes (Dirigente do Lar de Santo António), Padre José Machado (Presidente dos Bombeiros Voluntários das Taipas), José Novais de Carvalho (ex-Juiz da Irmandade São Torcato) e Noémia Carneiro (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães).

A realização da sessão solene encerra um dia em que Guimarães evoca a “Primeira Tarde Portuguesa”. O programa de comemorações do “Dia Um de Portugal” tem início esta quinta-feira, às 18 horas, com a abertura da Feira Afonsina, cujo tema principal é o episódio do “Recontro de Valdevez”. Na sexta-feira, às 09 horas, decorre a cerimónia do hastear de bandeiras no edifício dos Paços do Concelho, realizando-se meia hora depois a primeira inauguração do dia, em Urgezes.

Sessão solene encerra “Dia Um de Portugal”

A “Casa Primavera” é o nome atribuído ao prédio social que a Câmara de Guimarães transformou num edifício ambientalmente sustentável, através da implementação de fontes de energia renováveis, num abrangente processo de recuperação estrutural, arquitetónica e energética desta habitação social gerida pela CASFIG. As imagens da fachada têm a autoria do Mestre José de Guimarães, um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, que se associou à reabilitação do Bloco Habitacional de Urgezes.
Às 10:30 horas, será inaugurado o Parque de Lazer de Ardão, em Silvares, enquanto uma hora depois é a vez do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, proceder à inauguração do ramal de acesso da rotunda de Mouril à Variante de Creixomil, obra que permitirá descongestionar o trânsito na estrada que liga Pevidém (EN310) à rotunda de Silvares (EN206). A ligação cria uma via de entrada na Variante de Creixomil, com sentido único de circulação e dotada de uma faixa de aceleração com uma extensão de cerca 100 metros. A manhã do dia 24 de junho termina com a realização de uma eucaristia solene, às 12:30 horas, na Igreja da Oliveira.
Depois do almoço com delegações das cidades geminadas com Guimarães, a tarde será preenchida com a inauguração da reabilitação do Largo de Donães, no Centro Histórico, a partir das 15:30 horas, sendo devolvido à fruição pública um quarteirão situado entre a Rua da Rainha e a Rua Egas Moniz. Às 16:30 horas, ficar-se-á a conhecer o Centro Interpretativo do Castelo de Guimarães, com a abertura da Torre de Menagem, seguindo-se a realização da sessão solene, já com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa.