on 24 de junho de 2016

CENTRO DA CIDADE
Parques recomendados para estacionamento em Guimarães durante a Feira Afonsina

Município de Guimarães pretende proporcionar a todos os visitantes uma experiência inesquecível no tempo, através da construção de espaços temáticos que caracterizarão os quatro dias do evento.

Uma dezena e meia de parques de estacionamento do centro da cidade de Guimarães estão disponíveis ao público enquanto decorre, até domingo, 26 de junho, a edição deste ano da Feira Afonsina, evento de referência medieval que recria no Centro Histórico o ambiente social e económico da época do Condado Portucalense, com áreas temáticas, gastronomia e realização de espetáculos.

Além dos parques de estacionamento gratuito no Campo de São Mamede (parcialmente), Teleférico, recinto da feira semanal e Centro Comercial GuimarãeShopping, foram disponibilizados os espaços de aparcamento da Universidade do Minho e do Cemitério da Atouguia. Na manhã de domingo, por motivo da realização da Meia Maratona de Guimarães, o acesso a alguns dos parques ficará condicionado, pelo que será ainda disponibilizada a escola de Santa Luzia (Quintã).

Sujeitos a pagamento, estão os parques de estacionamento do Estádio D. Afonso Henriques, Centro Cultural Vila Flor, mercado municipal, Plataforma das Artes e da Criatividade, Caldeiroa, Centro Comercial Santo António, Centro Comercial S. Francisco, Centro Comercial Triângulo e Santa Luzia, na Rua Francisco Agra. Fruto de uma sólida memória cultural, instalada e refletida no imaginário coletivo da comunidade, Guimarães apresenta-se como palco privilegiado para a realização de um evento de natureza medieval.

Em 2016, a Feira Afonsina retrata o episódio do “Recontro de Valdevez”, que se traduziu num combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo. A primeira encenação aconteceu na quinta-feira, no Campo de São Mamede, repetindo-se na noite desta sexta-feira, às 22 horas. O horário da recriação na noite de sábado foi alterado para as 22:30 horas, devido ao compromisso da Seleção Nacional nos oitavos de final do Campeonato da Europa de Futebol, frente à Croácia, agendado para as 20 horas.