on 26 de julho de 2016


Maria Germano Neto conquista Taça de Portugal de Karting na categoria Iniciação

Maria Germano Neto, filha do advogado vizelense Germano Neto (escritórios na Estação da CP), venceu a 35ª edição da Taça de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto. Santiago Alves garantiu a segunda posição, João Gouveia completou o pódio, enquanto Pedro Cachada e Rodrigo Ferreira fecharam o top-5.

Na categoria Iniciação – karts são equipados com motores Honda (sorteados) e chassis Birel – João Gouveia, depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas corridas de qualificação, contando com forte oposição de Santiago Alves na segunda.

Face ao somatório dos resultados das duas corridas de qualificação, o piloto de Lisboa – líder do Campeonato Nacional – largou na Final da pole-position, mas não foi tão bem-sucedido como nas outras fases da prova, dado que sofreu um toque, sendo relegado para as últimas posições, acabando por terminar na terceira posição.

Desde os treinos cronometrados, Maria Germano Neto teve dificuldades em impor o seu andamento, ela que é segunda classificada no campeonato nacional. Mas na Final, a piloto da equipa Maptrack/Kartódromo de Fafe revelou um andamento muito superior à concorrência e foi a primeira a ver a bandeira xadrez, conquistando assim a sua primeira Taça de Portugal.

Santiago Alves garantiu o lugar intermédio do pódio e foi o autor da volta mais rápida, tendo mostrando um forte andamento sobretudo na segunda corrida de qualificação.Pedro Cachada enfrentou algumas contrariedades, conseguindo, mesmo assim, assegurar o quarto lugar e Rodrigo Ferreira – que ainda está a adaptar-se aos karts que animam quer a Taça de Portugal quer o campeonato nacional – encerrou o top-5, sendo de assinalar, contudo, que o piloto do Cabo do Mundo Kart Team foi terceiro classificado após as mangas de qualificação.






Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image