on 26 de setembro de 2016

Donim e Briteiros Santo Estêvão nas visitas do PS Guimarães pelas freguesias

A Concelhia do Partido Socialista de Guimarães realizou este sábado, 24 de setembro, uma visita de trabalho a Donim e a Briteiros Santo Estêvão, tendo reunido com responsáveis de várias instituições desta União de Freguesias com vista a aprofundar o conhecimento acerca da sua atividade, bem como dos seus principais projetos.
Privilegiando o trabalho de proximidade ao território e às populações, esta iniciativa tem também como objetivo obter contributos para a definição das linhas orientadoras do programa de governo que o PS vai apresentar aos vimaranenses, ao nível da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia para o mandato 2017-2021.
A agenda de trabalho do grupo socialista, liderado por Domingos Bragança e por Armindo Costa e Silva, contemplou uma reunião com o Executivo e membros da Assembleia da União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, a qual foram analisados diversos temas de interesse para o desenvolvimento deste território.
Na visita realizada ao Centro Social e Paroquial de Donim, foi possível conhecer melhor o trabalho notável realizado por esta instituição ao nível da infância, nomeadamente, na dinamização das valências sociais de creche e jardim de infância.
No contacto com responsáveis da Escola EB1 e Jardim Infância do Paço, de assinalar a qualidade do trabalho realizado, bem como o empenhamento e dedicação dos professores tendo sido também evidenciada a necessidade de requalificação do espaço exterior. No contacto com os dirigentes do Grupo Desportivo de Donim, além da visita às suas instalações, foi dado a conhecer a atividade desportiva.
Na visita ao Jardim de Infância e EB1 Fafião, foi salientado o esforço que tem vindo a ser realizado no sentido de aproximar a Escola da comunidade e do tecido empresarial local, na perspetiva de atrair novos alunos. De registar, também, as ações realizadas no sentido de reforçar o envolvimento da comunidade nas dinâmicas de desenvolvimento da Escola, nomeadamente, através da reativação da Associação de Pais.
Na reunião realizada com o Agrupamento de Escuteiros de Briteiros Santo Estêvão, na qual o grupo socialista teve a oportunidade de conhecer as suas atividades e projetos, foi sinalizado como um dos principais objetivos deste Agrupamento conseguir uma Sede própria.
Na Antiga Escola de Real, onde atualmente estão instaladas as sedes da Cooperativa Castreja e do Rancho Folclórico de Santo Estêvão de Briteiros, decorreram contactos com os respetivos dirigentes, tendo sido também possível visitar a Loja Social Castreja e conhecer com maior detalhe a sua dinâmica no apoio social.