on 11 de setembro de 2016

Convenção Autárquica do PS preparou "Guimarães 2021"

Uma elevada participação de autarcas e militantes do Partido Socialista de Guimarães assinalou a "rentrée" política deste ano com a realização da Convenção Autárquica 2016, centrada no tema "Guimarães 2021", promovida este sábado, 10 de setembro. O encontro, que contou com a presença dos Presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, dos membros do Grupo Parlamentar na Assembleia Municipal, da Comissão Política Concelhia, dos Vereadores Socialistas, do Deputado Luís Soares, bem como de Joaquim Barreto, Presidente da Federação Distrital do PS, foi encerrado com uma intervenção de Domingos Bragança.

Ao longo de cerca de cinco horas, duas dezenas de comunicações centraram o debate sobre a situação política local, bem como foram analisados os principais desafios que se colocam a curto e médio prazo. As próximas eleições autárquicas constituíram o tema central da Convenção, mais concretamente, na apresentação das principais ações a levar a cabo até ao final do atual mandato e em perspetivar as propostas estratégicas para o horizonte 2021.

«Foi efetuado um balanço das principais realizações desenvolvidas pelo Executivo Municipal e pelas Juntas de Freguesia, e apresentadas diversas propostas no domínio da sustentabilidade ambiental, da coesão territorial, do desenvolvimento económico e da criação de emprego, na educação e na qualificação, na promoção da cultura e do património, na descentralização, entre outras áreas», sintetizou Armindo Costa e Silva, Presidente da Comissão Política Concelhia, salientando os objetivos da iniciativa e a sua importância na reflexão política e na apresentação de propostas e de projetos futuros para a construção da proposta autárquica a apresentar nas eleições de 2017 aos Vimaranenses.

Na sua intervenção, Joaquim Barreto enalteceu a realização de um momento de «encontro e de reencontro», numa sala lotada com autarcas. «Felicito o Partido Socialista de Guimarães por esta reflexão! Quero deixar aqui uma nota de confiança, com o objetivo comum de afirmar o PS, unindo à volta das nossas equipas pessoas capazes, qualificadas, em diálogo permanente com os cidadãos e em defesa da causa pública».

No encerramento da sessão, Domingos Bragança destacou a «qualidade das comunicações apresentadas», que prenderam a atenção da plateia ao longo da realização de toda a iniciativa. «Foi a melhor Convenção em que participei!», disse, salientando a importância da «participação na reflexão e debate dos autarcas do Partido Socialista». «É bom viver em Guimarães, estamos a construir uma história com futuro num sítio Património da Humanidade e com base em projetos onde a sustentabilidade ambiental é, na nossa opinião, uma condição fundamental para a governação presente e futura de Guimarães. O cidadão quer que cumpramos o que prometemos e nós estamos a cumprir», concluiu Domingos Bragança.