on 15 de outubro de 2016

CERIMÓNIA AO INÍCIO DA TARDE
Academia de Música de Pevidém é inaugurada este sábado, 15 de outubro

Câmara Municipal de Guimarães adaptou antigo espaço de ensino para uma escola de música. Sociedade Musical de Pevidém comemora 122 anos.

O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, inaugura este sábado, 15 de outubro, às 15 horas, a obra de adaptação da antiga escola EB1 de Bairro para instalação da Academia de Música de Pevidém. A cerimónia principia quinze minutos antes com o hastear da bandeira na sede da Sociedade Musical de Pevidém, que comemora o seu 122º aniversário, seguindo-se a interpretação do hino da cidade de Guimarães e um desfile até às novas instalações.
A obra, orçada em cerca de 371 mil euros, contemplou a criação de duas salas de formação musical, salas individuais, sala de audições, sala de professores, uma sala de convívio, um espaço de acolhimento, uma secretaria e instalações sanitárias, totalizando mais de 450 metros quadrados de área num único piso. Para além dos espaços enumerados, destinados ao público, foi prevista uma antecâmara de acesso ao auditório e ainda uma sala de manutenção e uma arrecadação para material e instrumentos.
O edifício onde funcionava a EB1 de Bairro – Selho São Jorge, localizado no centro cívico da vila, encontrava-se devoluto desde o final do ano letivo 2009/2010, a partir do qual foi desativado e a população escolar deslocada para o novo Centro Escolar de Pevidém. Em outubro de 2013, por ocasião do 119º aniversário da Sociedade Musical de Pevidém, Domingos Bragança, logo após ter tomado posse como Presidente do Município de Guimarães, confirmou a cedência do antigo estabelecimento de ensino para a implementação de um projeto pedagógico musical com fins formativos.