on 23 de outubro de 2016

O Clube de Automóveis Antigos de Vizela voltou a marcar presença na Exposição de Carros de Guuimarães que vai já na sua nona edição. Este ano, o tema central da Expo Clássicos - Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães foi os "Clássicos em férias" e decorreu durante este fim de semana.
Ao Plano Claro, António Monteiro, do CAAV, referiu que o clube vizelense esteve representado com dois clássicos, um mini e um Morris minor em evidência na foto principal com Luís Fonseca.




22 e 23 de outubro
Carros com história no Multiusos
“Clássicos em férias” é o tema central da Expo Clássicos - Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães

A Expo Clássicos - 9º Salão de Automóveis e Motos Antigos de Guimarães realiza-se nos dias 22 e 23 de outubro de 2016, no Multiusos de Guimarães, numa organização conjunta da Tempo Livre e do Clube de Automóveis Antigos e Guimarães (CAAG) em parceria com a Associação Momentos VW. 
Esta edição terá como tema central “Clássicos em férias” com a apresentação de veículos clássicos associados ao caravanismo e campismo, mas também ao lazer, aos passeios de fim-de-semana ou às grandes viagens. Míticos e memoráveis, outros menos conhecidos, no essencial estarão representados no quadro central da exposição, a cargo da Associação Momentos VW.
Neste espaço será reconstituído o ambiente de férias em campismo, com a apresentação de uma coleção de autocaravanas VW (“pão-de-forma” e Westfalia, do modelo T1 ao T6), às quais se juntam outros veículos emblemáticos: VW Country, VW Caddy, “carocha”, VW 356, “buggy”, VW Type 181 (“Trekker”). No local, para além de apreciar a colecção da VolksWagen, o visitante pode relaxar na esplanada da “Creparia Paris” (que funciona a bordo de uma VW “pão-de-forma” T2) ou tentar vencer a parede de escalada. Este espaço terá um complemento de animação com a presença de um ator que reproduzirá, ao longo dos dois dias de evento, cenas alusivas à interação “homem-máquina” em férias no século passado.
A par da exposição central, serão assinaladas efemérides de marcas e modelos que completam entre 30 a 80 anos de idade: 80 anos do Fiat 500 (Hall de entrada, exposição cronológica com apoio da Gamobar Guimarães); 70 anos da Vespa (com apoio do Vespa Clube de Guimarães)e 50 anos do Toyota Corolla
Serão ainda reservados espaços para exposições temáticas, assinalando-se o aniversário de outras marcas e modelos históricos como o caso dos BMW 2002 (ti, tii e turbo), BMW 1603, Austin A35, VW Polo G40, Ford Cosworth e Ford Escort Cosworth, Mercedes 123 – 300, Volvo (P1800), Renault 4C.
No sábado, entre as 15 e as 17 horas, o piloto Jorge Ortigão participará numa sessão de autógrafos no stand da Toyota - 50 anos Toyota Corolla. Jorge Ortigão foi piloto de ralis, principalmente ao volante dos Toyota (Starlet e Corolla) e esteve presente em, pelo menos, 16 edições do Rali de Portugal. Nos anos 80 e 90 foi um dos pilotos portugueses mais acarinhados pelos adeptos e continua a ser um ídolo para muitos.
Juntam-se à Expo Clássicos meia centena de clubes, museus e associações, bem como vários colecionadores particulares oriundos de vários pontos do país, dispostos a expor os seus carros e motos de coleção.
O anel de galerias, no primeiro piso do Multiusos de Guimarães, está inteiramente reservado para a presença de expositores com comércio de peças, motociclos e velocípedes com e sem motor, automobília. Este espaço, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores esgotou a duas semanas do início do evento o que demonstra bem o reconhecimento que os especialistas concedem à Expo Clássicos – Guimarães.