on 26 de outubro de 2016

ERIC LECOMTE PRESIDE SESSÃO
Jornada europeia sobre “Cidades Inteligentes” esta quinta-feira no AvePark

“InfoDay” dedicado ao programa-quadro H2020 debaterá o tema “Smart Cities and Communities”. Guimarães lidera consórcio europeu.
Um representante da Comissão Europeia, Eric Lecomte, Policy Officer do organismo para os assuntos da Energia, é o orador principal de uma sessão de esclarecimento subordinada à temática das “Smart Cities”, que decorrerá em Guimarães esta quinta-feira, 27 de outubro, a partir das 14 horas, nas instalações do AvePark.
O evento irá focar-se na visão da Comissão Europeia sobre Cidades Inteligentes, no contexto político europeu, nas principais iniciativas europeias neste domínio e em recomendações sobre a elaboração de propostas. O vínculo entre projetos H2020 e os fundos estruturais será também um dos temas debatidos.
Trata-se de uma importante iniciativa que está englobada na estratégia de candidatura de Guimarães enquanto líder do consórcio de 1000 Smart Historic Cities. A atividade é organizada pelo Gabinete de Promoção do Programa-Quadro Europeu de I&DT (Horizon 2020), da Fundação de Ciência e Tecnologia, e contará com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
O consórcio privilegia a partilha de conceitos, sistemas, modelos, métodos e processos de suporte à inovadora governança de cidades e regiões que incorporam a sustentabilidade urbana nos seus desígnios estratégicos, cumprindo um programa de partilha de ferramentas de gestão e planeamento, além de serem desenvolvidas candidaturas conjuntas a programas, iniciativas e projetos europeus.