on 10 de outubro de 2016

Coração Azul em formação com Animais de Rua

A Associação Juvenil de Apoio aos Animais de Vizela marcou presença neste sábado dia 08 de Outubro na formação sobre o “Método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver)” que decorreu em Vila Nova de Gaia sob a organização da associação Animais de Rua e com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Nesta formação de 5 horas, a Animais de Rua abordou de forma teórica e prática o método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), “o único método verdadeiramente eficaz e humano de controlo da população felina silvestre”. Na sessão abordou-se de forma pormenorizada as diversas etapas do programa CED incluindo a utilização dos materiais de captura, e foi possível ainda, em Valadares, aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos numa captura, numa colónia já sinalizada pela Animais de Rua.

Segundo a diretora da Animais de Rua, Maria Teixeira, os passos são os seguintes (resumo):

1º - Envolver a comunidade
2º - Abordar as entidades municipais
3º - Estabelecer um padrão alimentar
4º - Marcação das cirurgias e preparação do local de confinamento
5º - Captura
6º - O dia da esterilização
7º - Recuperação
8º - Libertação
9º - Cuidados e monitorização a longo prazo

Esta foi uma formação com grande relevo para a Coração Azul começar a estudar a melhor forma de intervir de forma mais estrutural no concelho de Vizela onde existem várias colónias de gatos. Nota ainda de destaque para as inúmeras atividades que a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia promove: http://www.cm-gaia.pt/pt/a-cidade/centro-de-reabilitacao-animal/





Decorreu no dia 8 de Outubro a formação no Método Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) de controlo de populações felinas silvestres, realizada em parceria entre o Núcleo do Porto/Vila Nova de Gaia da Animais de Rua e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

A adesão ao evento suplantou largamente as nossas expectativas, com 35 formandos que decidiram dedicar o seu sábado a aprender como ajudar os gatos de rua. A parte teórica decorreu na Casa da Presidência da Câmara Municipal, onde fomos recebidos com a habitual simpatia e um delicioso lanche que nos deu força para a parte prática, na qual foi capturada a totalidade de uma colónia de 19 gatos que viviam em condições muito precárias em Valadares.
Desta acção resultou: mais uma colónia controlada pelo programa CED que o município desenvolve em parceria com a associação, 19 gatos cuja qualidade de vida será radicalmente melhorada, incontáveis nascimentos evitados e a formação de mais um grupo de voluntários que irão ajudar-nos a levar adiante a nossa missão.
Estiveram também presentes representantes de outras associações (Midas, Coração Azul e Patas Unidas) que pretendem desenvolver programas CED e com quem é sempre um prazer colaborar.
Deixamos o nosso enorme obrigada ao Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e à sua Assessora Dra. Margarida Rocha, por toda a confiança e investimento municipal e pessoal na melhoria do bem estar dos animais errantes do concelho de Vila Nova de Gaia. Tem sido muito gratificante para nós fazer parte deste projecto!