on 22 de outubro de 2016

No próximo dia 24 de outubro, os clientes da Vimágua serão surpreendidos com uma receção diferente, quer no edifício sede da Vimágua em Guimarães quer no posto de atendimento de Vizela.
Neste dia, a Vimágua dará a conhecer à comunidade que serve dois novos objetos, cuja função é promover o consumo de água da rede pública.
Estes objetos, uma nova garrafa reutilizável e um jarro de vidro, passarão, assim, a juntar-se à garrafa da Vimágua, já sobejamente conhecida, formando uma “Família de Objetos Vimágua”.
No que respeita ao jarro de vidro, este foi desenvolvido pelo designer vimaranense Nuno Vieira, e foi projetado no pressuposto de comunicar as seguintes ideias:

- Água de Abastecimento Público
- Segurança
- Qualidade
- Baixo preço

Este objeto será oferecido às diferentes instituições com papel de relevo nos concelhos de Guimarães e Vizela, para que parta delas o exemplo a seguir, no que respeita ao consumo de água da rede pública.

Quanto ao novo modelo de garrafa reutilizável, já em 2007, a Vimágua foi pioneira ao lançar uma garrafa reutilizável, para consumo de água da rede pública e volvidos quase 10 anos, pretende sê-lo, novamente, apresentando uma nova garrafa ajustado às necessidades do seu público-alvo, as crianças.

Criámos, assim, uma nova garrafa reutilizável, apta a ser transportada na lancheira escolar e que visa chegar a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar dos concelhos de Guimarães e Vizela.

Como o público-alvo desta garrafa é a comunidade escolar, é na Escola EB1 de S. Roque, na freguesia da Costa, Guimarães e EB1 de S. Miguel, em Vizela, que ela será publicamente apresentada, o que ocorrerá pelas 10:30h, do dia 24 de outubro, em Guimarães e pelas 15:00horas, desse mesmo dia em Vizela.

Estarão presentes, entre outras individualidades, a Administração da Vimágua, o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Digníssimos representantes do Executivo de Guimarães e Vizela, Digníssimos representantes do ACES do Alto Ave - Guimarães/Vizela/Terras de Basto, designadamente, responsáveis da Unidade de Saúde Pública e Professores e Alunos.

A nova garrafa, visa comunicar ideias como fluidez, organicidade, calma e frescura. O design desta garrafa buscou inspiração numa base poética: a gota, o ondulado da superfície da água e a modernidade das formas orgânicas. 

A garrafa é leve e tem um peso de 25 gramas, a capacidade de 435ml e está adaptada à dimensão da mão de uma criança a partir dos 4-5 anos.

Esta embalagem foi especialmente pensada para caber numa lancheira, contando sobrar, ainda, espaço para o lanche. 

O formato de gota, a secção oval da garrafa e a sua superfície ondulada permitem também uma melhor preensão do que numa garrafa completamente lisa e cilíndrica.
Esta embalagem é “amiga do ambiente”, já que no final do seu ciclo de vida útil poderá ser reciclada. Para isso, foi colocado um símbolo na base da embalagem com a indicação do material e da sua reciclabilidade.
Na superfície acima do símbolo Vimágua, tem uma área praticamente plana. Esta área servirá como superfície para personalização, com qualquer caneta de tinta permanente.
Para personalizar esta garrafa, promoveremos um workshop, contando com a presença de um ilustrador que irá sugerir às crianças indicações, em relação à forma de tornar este objeto único apelando à criatividade de cada um.

As indicações para uma correta utilização da garrafa serão fornecidas com a entrega do objeto.

Todos os objetos que compõem a Família de objetos Vimágua passarão a partir do 24 de outubro a estar disponíveis para compra, a todos quantos o desejem, pelo preço de 0,50cêntimos, no caso das garrafas e 10 euros, no que respeita ao jarro de vidro.
A Vimágua agradece a todos quantos trabalharam nestes projetos e que deram o seu melhor para dignificar o serviço público que tem a incumbência de gerir.
Estas iniciativas visam despertar a consciência da população para o consumo de água da rede pública protegendo da saúde individual e coletiva e o meio ambiente
Trabalhamos na construção de um território ambientalmente sustentável!