on 15 de outubro de 2016

PROGRAMA CULTURAL “EXCENTRICIDADE”
Cinema, música e teatro nas freguesias de Guimarães no mês de outubro

Ronfe e Taipas com cinema nas vilas. Música em S. Torcato e em Briteiros S. Salvador. Moreira de Cónegos é palco de uma peça de teatro. Outubro tem mais…“ExcentriCidade”.

Duas sessões de cinema, dois espetáculos de música e uma peça de teatro fazem parte da programação de outubro do programa de descentralização cultural “ExcentriCidade”, promovido mensalmente pela Câmara Municipal de Guimarães. Este sábado, 08 de outubro, às 21:30 horas, o Salão Paroquial de Ronfe recebe a projeção do filme “O Nosso Último Verão na Escócia”, depois do auditório dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas ter acolhido a película “Joy: O Nome do Sucesso”.
Na música, Paulo Rodrigues vai levar as suas “Pontas Soltas” até ao Centro Comunitário/Hemeroteca/Mediateca Educativa de S. Torcato no final deste mês. Trata-se de uma coletânea de Paulo Rodrigues e Miguel Bastos, cujas músicas refletem o amor por Guimarães. Paulo Rodrigues apresenta-se na viola e na voz no próximo dia 28, às 21:30 horas, na vila de S. Torcato.
No mesmo dia e à mesma hora, será a vez da Orquestra do Norte atuar na Casa do Povo de Briteiros S. Salvador. Com direção de Jorge Matta, a apresentação do espetáculo começará com a Sinfonia 41 de Mozart, seguindo-se Beethoven e a Sinfonia nº1. Um alinhamento de peso que reúne algumas das mais belas melodias destes compositores.
O mês cultural de outubro termina em Moreira de Cónegos, no Centro Pastoral. A Jangada Teatro leva ao palco o título “A Fera Amansada”. Baseada numa obra de William Shakespeare e com encenação de John Mowat, a peça sobe ao palco na noite de 29 de outubro, às 21:30 horas, com Luiz Oliveira, Rita Calatré e Vítor Fernandes.