on 22 de outubro de 2016

Coro da Casa da Música atua no Paço dos Duques de Bragança este sábado, 22 de outubro

Espetáculo centra-se nas “Valsas das Canções de Amor”, de Johannes Brahms, compositor alemão e uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX.
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Casa da Música, promove um concerto com o Coro da Casa da Música, este sábado, 22 de outubro, pelas 22 horas, no Paço dos Duques de Bragança. Com entrada livre, o espetáculo tem direção musical do britânico Paul Hillier, com Lígia Madeira e Luís Duarte no piano.
“As Valsas das Canções de Amor”, de Brahms, constituem uma das coletâneas mais famosas de todo o repertório coral. Escritas para coro misto com acompanhamento de piano, estas 18 valsas têm a leveza típica do popular ländler, dança tradicional igualmente em ritmo ternário, e denotam a influência quer de Franz Schubert, que Brahms tanto admirava, quer de Johann Strauss, dedicatário da obra e conhecido na época como “o rei da valsa”.
Este é um êxito junto do grande público desde as suas primeiras apresentações, que conheceram várias versões da autoria de Brahms, permanecendo a versão com acompanhamento a quatro mãos uma das mais populares. O programa do concerto é composto por temas de Franz Schubert (Quatro canções), Robert Schumann (Romanzen, op.69) e Johannes Brahms (Liebeslieder Wälzer, Op.52).