on 26 de novembro de 2016

ATÉ 08 DE JANEIRO DE 2017
Ruas de Guimarães vão ser iluminadas com 1,5 milhões de LEDs neste Natal

Suportes e elementos decorativos vão ser este ano iluminados com tecnologia LED, a partir deste sábado, exceto árvore de Natal e Alameda de São Dâmaso, que apenas são ligadas a 03 de dezembro. Luzes natalícias iluminam cidade até 08 de janeiro de 2017.

Duas dezenas de ruas, duas entradas da cidade, três edifícios de Guimarães e uma árvore de Natal gigante vão ser iluminadas este ano por 1,5 milhões de LEDs (baixo consumo), na maioria de cor branco quente. Este sábado, 26 de novembro, serão ligadas as luzes natalícias no centro da cidade, enquanto no dia 03 de dezembro, no Largo do Toural, acende-se a iluminação da árvore de grande formato, decorada com tons azulados e brancos, com uma altura aproximada de 25 metros por 10 metros de diâmetro.
Outra novidade introduzida pela Câmara Municipal de Guimarães é a nova decoração na Igreja de Santos Passos, cujo efeito luminoso simulará estalactites de gelo, típicas do cenário da época de Natal. Nas ruas, o vermelho e o branco quente, equivalente a uma tonalidade dourada, são as cores predominantes no projeto das iluminações da cidade, conjugada com pormenores decorativos a realçar a atmosfera natalícia.
Um pórtico com 9 metros de altura, com um gigante gorro de Pai Natal, apoiado na aresta de uma estrela, dará as boas-vindas aos automobilistas à saída da autoestrada na entrada da cidade em Silvares, enquanto em Urgezes a rotunda será iluminada com LEDs de cor branco quente, proporcionando uma mancha de luz visualmente mais presente e consistente.

Luzes “aquecem” cidade
No centro, a Rua de Santo António recria badaladas de sinos e uma chuva de estrelas em contínuo, cenário que se repete na Rua da Rainha. Mais à frente, na Rua de Gil Vicente, vislumbra-se no topo bonitos arranjos com uma bola de Natal ao centro e fitas a esvoaçar nas laterais, complementada com bolas tridimensionais e estrelas pendentes. 

A Rua Paio Galvão permitirá fazer um “embrulho”, com laços e bolas natalícias, conjugadas com cortinas de luz. Na Rua Egas Moniz, há um arranjo de Natal com bolas e estrelas, enquanto na parte norte da Alameda de São Dâmaso irá nascer uma peça de chão em forma de pinheiro de natal, com sete metros de altura, constituída por triângulos. Na zona sul da mesma Alameda, vão figurar estrelas cadentes entrelaçadas por uma fita de Natal.
A Avenida D. João IV, Alameda Dr. Alfredo Pimenta, Largo Navarros de Andrade, Rua Teixeira de Pascoais, Largo Condessa do Juncal (Feirão do Pão), rotunda da Avenida S. Gonçalo e Avenida de Londres são preenchidas por LEDs de cor branco quente. A fachada da Câmara Municipal, o Mercado Municipal, a Rua de Santa Maria e o Largo Avelino Germano (Tulha) terão igualmente decoração natalícia.