on 18 de novembro de 2016

Guimarães distinguido como “Município Amigo do Desporto 2016”

Prémio foi entregue em Setúbal, uma das Cidades Europeias do Desporto em 2016. Distinção resultará na criação de uma rede de cidades com boas práticas de intervenção.
A Câmara Municipal de Guimarães foi distinguida pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) com o galardão “Município Amigo do Desporto 2016”. O prémio foi entregue ao vereador José Bastos, esta quinta-feira à noite, 17 de novembro, em Setúbal, uma das cidades europeias do desporto este ano, no decurso da Gala da APOGESD, no âmbito do seu Congresso Nacional.
O galardão foi instituído este ano por aquela associação e pel’A Cidade Social, empresa especialista na área da certificação da qualidade, visando distinguir anualmente os municípios que, reconhecidamente, desenvolvem uma política de apoio ao desporto de excelência. «Esta distinção reconhece, sobretudo, o trabalho efetuado em articulação com os clubes e com as associações de Guimarães», disse José Bastos, após ter recebido a distinção.
Neste primeiro ano, foram 27 os municípios portugueses que se candidataram e aqueles que obtiveram uma pontuação acima de 100 (nos termos da tabela pré-definida) receberam o galardão no decurso da Gala da APOGESD. A distinção traduz o reconhecimento público do modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo levado a cabo pelo Município de Guimarães.
O prémio vai reunir uma rede de cidades nas quais a APOGESD se propõe a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português. O galardão “Município Amigo do Desporto” assentou em dez áreas de análise, designadamente, organização desportiva, instalações, eventos, programas, estratégias de sustentabilidade ecológica, desporto solidário, parcerias, realidade desportiva, legislação, marketing e inovação. Guimarães obteve pontuação alta ou muito alta em quase todas as categorias.