on 28 de novembro de 2016


JANTAR OFICIAL NO PAÇO DOS DUQUES

Nicolinos e grupos de folclore recebem Reis de Espanha e Presidente da República em Guimarães

Programa da visita de Estado inclui vertentes de âmbito cultural, científica, económica e social. Jantar oficial realiza-se esta segunda-feira, 28 de novembro.
A chegada ao Paço dos Duques de Bragança dos Reis de Espanha, Filipe VI e Letizia, será acompanhada pela interpretação de toques nicolinos e pela presença de grupos de folclore do concelho de Guimarães, que darão as boas-vindas aos convidados do jantar oficial oferecido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no final do primeiro dia da visita de Estado a Portugal da família real espanhola, 38 anos depois de Juan Carlos e Sofia terem estado igualmente no palácio ducal vimaranense.
Em 2016, de 28 a 30 de novembro, o périplo dos Reis de Espanha principia na cidade do Porto, com uma sessão solene nos Paços do Concelho ao início da tarde desta segunda-feira, seguindo-se uma visita à coleção Miró na Fundação Serralves. À noite, decorre um jantar de gala com 120 personalidades no Paço dos Duques, entre as quais, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.
Para terça-feira, 29 de novembro, está agendada uma deslocação à Universidade do Porto para conhecerem o Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Ainda no Porto, Filipe VI e Letizia participam num almoço com empresários, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto, no Palácio da Bolsa.
De tarde, já em Lisboa, os Reis de Espanha são recebidos em sessão solene nos Paços do Concelho da Câmara Municipal e jantam no Palácio das Necessidades num banquete oferecido pelo Primeiro-ministro. No último dia em Portugal, a 30 de novembro, realiza-se uma sessão solene na Assembleia da República em honra da família real. O programa inclui ainda uma visita à Fundação Champalimaud e uma receção à comunidade espanhola na Embaixada de Espanha em Lisboa.