on 18 de novembro de 2016

Guimarães inicia este sábado Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2016

Várias associações e empresas juntam-se ao evento organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Estrutura de Missão da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. “Usa menos embalagens” é a mensagem deste ano.

A abertura da exposição “Fibrenamics Green: Do Resíduo ao Produto”, que estará patente nas instalações da ACIG, entre 19 e 27 de novembro, dá início este sábado à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em Guimarães, com uma série de ações que pretendem alertar para a necessidade de serem reduzidos os resíduos de embalagens. Também os hipermercados Jumbo e Bolama associam-se à iniciativa, promovendo junto dos seus clientes descontos na aquisição de embalagens familiares. Durante a semana decorrerão igualmente ações de sensibilização com a colaboração do Núcleo de Escutas para a reutilização de equipamentos no âmbito do projeto “Consigo”, da Câmara Municipal de Guimarães.

Na segunda-feira, 21 de novembro, lança-se o debate aos estudantes da Escola Secundária Santos Simões, através de uma conversa informal “Café com Ambiente”, pelas 09 horas, que versará o tema da redução de embalagens. No dia seguinte, pelas 10 horas, o auditório do Laboratório da Paisagem recebe uma palestra da investigadora Alexandra Prata, do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, organizada pelo Centro Ciência Viva de Guimarães - Curtir Ciência, intitulada “Compósitos com carga de resíduos de café”, destinada a jovens entre os 14 e os 17 anos, com entrada livre, mas sujeita a inscrição. De tarde, pelas 15 horas, o Centro Ciência Viva de Guimarães abre as portas para uma visita ao Módulo de Reciclagem do Curtir Ciência, onde se explicará como e quando reciclar materiais plásticos.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos prossegue na quarta-feira, 23 de novembro, com o Workshop “Fibrenamics Green: do Resíduo ao Produto”, marcado para as instalações da ACIG, a partir das 14:30 horas, em que será apresentado o projeto desenvolvido pela Plataforma Fibrenamics no âmbito da incorporação e valorização de resíduos num projeto desenvolvido em parceria com o CVR-Centro para a Valorização de Resíduos. Ao final da tarde, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, a Vimágua fará uma ação de sensibilização no desporto “A mesma garrafa, mais energia”, que terá a participação do atleta paralímpico Manuel Mendes, na qual serão apresentados os novos objetos da empresa (garrafa reutilizável e jarro de vidro) que visam a promoção da redução do uso de embalagens.


Eco-Feira no Largo da Oliveira

No dia 24, vão decorrer na freguesia de Fermentões duas ações de sensibilização, nomeadamente em Coradeiras e Mataduços, das 18 às 19:45 horas. No sábado, 26 de novembro, o Largo da Oliveira será palco, entre as 14 e as 19 horas, de uma Eco-Feira, onde os visitantes poderão encontrar diversos artigos produzidos a partir da reutilização de materiais. Pelas 17 horas, os vimaranenses poderão ainda surpreender-se com um concerto musical realizado com instrumentos construídos a partir da reutilização de materiais.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em Guimarães termina no domingo, dia 27 de novembro, pelas 10:30 horas, no restaurante Cor de Tangerina, com um showcooking intitulado “Cozinha de luxo: como cozinhar o que consideramos lixo?”. Estas ações estão integradas na preparação da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 e contam com o apoio do Laboratório da Paisagem, Câmara Municipal de Guimarães e ainda diversos parceiros que se juntam a esta iniciativa.