on 12 de dezembro de 2016

PROTEÇÃO DO AMBIENTE NO CONCELHO DE GUIMARÃES
União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim cria Brigada Verde

Está apresentado mais um novo grupo de voluntários para a proteção da natureza no concelho de Guimarães. Educação ambiental para a sustentabilidade é um dos objetivos.
A Junta da União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim constituiu uma Brigada Verde em defesa do ambiente com cerca de uma centena e meia de voluntários. Nesta primeira fase, estão inscritas concretamente 144 pessoas, com idades que variam entre os 14 e os 80 anos, representando instituições como o Agrupamento CNE nº 830 de Santo Estêvão de Briteiros, Gerações em Movimento (Cooperativa Castreja), Ginástica Sénior, Grupo de Jovens, membros individuais da comunidade, além da Junta de Freguesia. 
A constituição de Brigadas Verdes no concelho de Guimarães, proposta lançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020, tem por objetivo desafiar os vimaranenses e as suas instituições a comprometerem-se com o projeto de construir um Município mais sustentável, protegendo a natureza e respeitando o ambiente.
Na União de Freguesias de Briteiros Santo Estêvão e Donim, a Brigada Verde tem por missão colaborar na realização de ações de formação, promover a sensibilização e educação ambiental nas escolas e na comunidade, além de efetuar ações de fiscalização para a identificação de focos poluidores, através de ações coletivas ou individuais, com a respetiva comunicação à Junta de Freguesia para posterior envolvimento das entidades competentes. Ao mesmo tempo, irá promover ações de limpeza de caminhos, matas e cursos de água, plantação de árvores, recolha e separação de resíduos.
Fermentões e Ponte constituíram igualmente as suas Brigadas Verdes, o mesmo acontecendo na Escola Profissional CISAVE. Na semana passada, a Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE), com cerca de 4 mi escuteiros, assinou declarações de “Compromisso Guimarães Mais Verde”. Para além de muitos anónimos e outras figuras públicas de destaque, o Ministro do Ambiente, José Matos Fernandes, bem como o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, também já assinaram o documento.